Por Direito de Ouvir

24 de November de 2016

Você sabe o que é o Novembro Laranja?

A Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido é conhecida como Novembro Laranja

24 de November de 2016


Durante todo o mês de Novembro é realizada a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, conhecida como Novembro Laranja, é inspirada na Campanha Outubro Rosa, de alerta às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O objetivo principal desse movimento, que ocorre no país inteiro, é chamar a atenção da população para o zumbido no ouvido, um problema que vem crescendo dia após dia e já começa a atingir faixas etárias cada vez menores. Através da divulgação diária de informações e dicas sobre o assunto durante o mês inteiro, procura-se lembrar às pessoas da importância da prevenção e do cuidado com a audição, por meio de dietas, medicamentos e uso de aparelhos auditivos.

A campanha é promovida pela Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ), com o apoio do Instituto Ganz Sanchez.

O que é o zumbido?

Chamado de tinido ou acúfeno, o zumbido atinge milhares de pessoas ao redor do mundo. Ele acontece quando o ouvido passa a enviar impulsos sem que haja uma fonte sonora que os envie. Por ser constante, esse barulho pode afetar o sono, a concentração e o equilíbrio emocional. Trata-se de uma sensação auditiva que não acontece por estímulos externos ao organismo, ou seja, é um sintoma associado a várias formas de perda auditiva.

Ele pode ser desencadeado por uma série de fatores:

  • Problemas no sistema auditivo;
  • Alterações no metabolismo;
  • Alterações hormonais e cardiovasculares;
  • Doenças neurológicas e psiquiátricas;
  • Problemas odontológicos;
  • Alterações musculares na região de cabeça e pescoço.

Tratamento do zumbido

Como as causas são muitas, pode ser necessário um acompanhamento multidisciplinar para fazer um tratamento adequado do zumbido. Ortodontia, odontologia, psicologia fisioterapia e fonoaudiologia são algumas das especialidades que atuam em conjunto com a Otoneurologia para cuidar de pacientes que sofrem com o zumbido, pois os tratamentos podem variar de acordo com a causa.

Para o tratamento correto, é preciso diagnosticar todas as causas e criar estratégias adequadas para tratá-las. O tratamento pode variar desde o uso de aparelhos auditivos, terapia sonora à correção das alterações gerais da saúde do paciente.

Zumbido x qualidade de vida

Em alguns casos, o zumbido não pode ser curado, mas um tratamento ameniza seus incômodos que são muitos. O sintoma atrapalha principalmente à noite, devido ao silêncio do quarto na hora de dormir, mas também pode incomodar durante o dia, pois o ruído de apito, chiado, cachoeira, panela de pressão, cigarra… tira a concentração para a leitura ou trabalho, limita a vida social e muda o equilíbrio emocional da pessoa.

A tontura dificulta realizar as atividades corriqueiras como locomover-se, arrumar a casa, dirigir, dentre outros. Além de todo desconforto, o paciente com ambos os sintomas ainda tem um diferencial em relação a quem tem só o zumbido: ele sente muito mais medo e insegurança de exercer sua vida normal por não saber quando terá tontura a próxima vez. 


Marcadores
Zumbido
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las