Por Direito de Ouvir

06 de March de 2014

Como Cuidar de Uma Infecção Auditiva em Crianças?

Se não for tratada rapidamente, seu filho pode sofrer uma perda auditiva

06 de March de 2014


Quando uma infecção auditiva é tratada prontamente, não se torna grave. Se não for tratada logo, seu filho pode sofrer uma perda auditiva e, em consequência, um atraso na aprendizagem e no desenvolvimento da fala.

Crianças são mais propensas a ter infecção auditiva

Você sabia que três de cada quatro crianças sofrem pelo menos uma infecção auditiva até os 3 anos de idade? Este dado curioso não acontece por acaso. Meninos e meninas são mais propensos sofrer deste problema porque é comum que bactérias presentes no nariz e na garganta acabem indo parar nas tubas auditiva quando elas bocejam ou engolem.

Se a tuba estiver inchada por conta de um resfriado ou alergia – o que é muito comum na infância – não escoa com eficiência as secreções. Pronto! Está criado um ambiente ainda mais propício para infecções de ouvido. Outro problema é que as tubas das crianças são mais curtas que a dos adultos, facilitando ainda mais esse processo. Saiba mais como proteger seu filho aqui.

Outros fatores que podem aumentar o risco de infecções são uso de chupeta, o fator hereditário (se os pais tiveram muitas otites quando criança, os filhos também correm o risco),  criança que mama em posição horizontal, exposição à fumaça de cigarro.

Por que a infecção auditiva acontece?

Em muitos casos o ouvido fica infeccionado quando há acúmulo de água dentro do canal auditivo. Para evitar este tipo de problema, é recomendado secar o ouvido da criança com a ponta de uma toalha macia depois do banho ou que ela frequentar praias ou piscinas. Saiba mais sobre outros tipos de infecções e como evitá-las.

Sinais da infecção

Muitas pais podem ficar em dúvida se a criança está resfriada ou com uma infecção auditiva. Alguns sintomas podem indicar a dor de ouvido:

    Secreções amareladas e com cheiro forte no ouvido
    Redução na capacidade auditiva
    Sensação de ouvido entupido
    Problemas de equilíbrio
    Alterações no sono - a criança não consegue dormir por conta da dor
    Perda de apetite. A dor de ouvido afeta o paladar da criança, que não consegue mastigar, engolir ou mamar sem sentir dor

Como tratar a infecção auditiva?

Se seu filho está com infecção de ouvido, o que fazer? O primeiro passo é levá-lo ao pediatra ou a um otorrinolaringologista.

Depois de visitar o médico, no entanto, há algumas outras coisas que você pode fazer para ajudar o seu pequeno a se sentir mais confortável.

A primeira recomendação é seguir estritamente as instruções do médico. Dessa maneira, você vai garantir que o seu filho receba toda a medicação prescrita. Atenção as seguintes orientações:

    Se o seu filho estiver deitado, apoie a cabeça dele sobre travesseiros. Elevar a cabeça vai ajudar as tubas auditivas a continuarem refluindo na parte de trás da garganta.
    Aplicar uma bolsa térmica morna (não quente) no ouvido afetado pode fazer o seu filho se sentir mais confortável.
    Para evitar novas infecções no futuro, fique atenta ao uso de tampões quando ele for à praia ou a pisicina


Marcadores
Prevenção da perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las