Por Direito de Ouvir

02 de April de 2019

Problemas auditivos

Os problemas de audição podem acontecer em vários níveis

02 de April de 2019


Causas dos problemas auditivos

A perda auditiva surge de duas causas principais: fatores genéticos ou exposição à barulhos altos constantes. Claro que há outros fatores envolvidos no problema, mas esses dois são os mais comuns, especialmente a exposição à ruídos. A Sociedade Brasileira de Otologia diz que 35% dos casos de perda da audição vêm da exposição à sons constantes, na maioria das vezes diária.

Mas a perda da audição também pode acontecer de outras formas:

• O uso de alguns medicamentos antibióticos pode levar à perda de audição. Em alguns casos, o medicamento tem um efeito tóxico para o sistema auditivo. No caso do uso de aspirina, pode acontecer uma perda auditiva temporária que geralmente some com a interrupção do uso.

• Algumas infecções podem engatilhar uma perda de audição, como a meningite, caxumba e sarampo. Nesses casos, o que causa o problema pode ser a febre ou o próprio organismo que provocou a infecção. Em algumas situações onde uma gestante esteja com infecções como a sífilis ou a rubéola, o bebê pode nascer com problemas tais como a surdez.

• Hereditariedade tem um papel muito importante na causa de uma perda auditiva. Se algum dos pais tiver uma surdez com uma causa não diagnosticada, as chances do bebê nascer com a mesma deficiência aumentam.

• O acúmulo de cera de ouvido pode causar uma perda temporária da audição. Nessas situações, o uso das famosas hastes flexíveis não é recomendado, podendo agravar o problema temporário; é recomendado uma limpeza feita por profissionais.

• E claro, a idade também desempenha um papel crucial na perda auditiva. Conforme a idade do indivíduo avança, o sistema auditivo não funciona mais tão bem como antes, devido à debilitação das células do canal auditivo.

Problemas auditivos facilmente tratáveis

Os problemas auditivos podem acontecer em diferentes níveis e graus de perda de audição. Alguns problemas auditivos são facilmente diagnosticados e tratados de maneira simples e rápida.

• Acúmulo de cera

Essa é uma das causas mais comuns da perda auditiva e a mais fácil de ser tratada. Quando as vias auditivas entopem, o som não consegue chegar até o tímpano, dando a sensação de perda auditiva. Naturalmente, o ouvido libera a cera para limpar esses canais para o som viajar tranquilamente, porém algumas vezes essa cera seca e impede a pessoa de ouvir. Nesses casos, o uso de hastes flexíveis não é recomendado, pois elas podem empurrar ainda mais a cera para dentro do ouvido. Uma simples lavagem feita por um profissional qualificado resolve o problema.

Problemas auditivos recorrentes

Muitos problemas auditivos são recorrentes atualmente, em razão do aumento da poluição sonora e exposição a sons constantes da vida cotidiana, como barulhos do trânsito, no trabalho, uso constante de fones de ouvido etc.

• Tímpano danificado

O tímpano pode ser danificado de diversas maneiras. Exposição muito próxima a sons muito altos, como por exemplo ficar do lado de uma caixa de som em um show ou festa pode acabar danificando o tímpano. Traumas como acidentes onde o ouvido é machucado também podem lesionar o tímpano. Uma das maneiras mais comuns é a lesão no tímpano através da limpeza com hastes flexíveis, que deve ser evitada no ouvido interno. Na maioria das vezes, as lesões do tímpano são curadas naturalmente pelo corpo, mas se for muito grave, um otorrinolaringologista deve ser procurado para o tratamento adequado. Veja quais os sintomas do tímpano perfurado.

• Zumbido no ouvido

O famoso zumbido no ouvido é um distúrbio que se apresenta através de diversos chiados constantes no ouvido do paciente. A aparição desse problema é comum e pode ser um sinal da perda de audição. Ele aparece quando o aparelho auditivo percebe que está debilitado e começa a trabalhar em dobro para compensar a deficiência, e assim surgem os chiados. Esse problema pode ter diversas origens e causas, por isso é sempre recomendado procurar um profissional de saúde qualificado para realizar o diagnóstico e descobrir a causa, assim, realizar o tratamento adequado para cada caso.

• Dor de ouvido

A dor de ouvido pode acontecer em vários graus, mas quase sempre é causada por alguma infecção no aparelho auditivo ou em áreas próximas do ouvido. Nesses casos, é preciso tratar a infecção através do uso de antibióticos receitados pelo médico. É importante sempre procurar ajuda médica ao sinal da mais leve dor, pois quanto mais cedo diagnosticada e tratada, mais rápido pode ser curada.

Surdez Neurossensorial

A surdez neurossensorial ocorre quando as células presentes na cóclea (a parte interna do sistema auditivo que consiste em uma cavidade em formato de caracol) acabam se deteriorando. Ou quando os condutores nervosos ficam debilitados, de alguma forma, e acabam não levando os sinais de sons até o cérebro, interrompendo assim o processamento dos sons.

A perda auditiva neurossensorial pode ocorrer nos dois ouvidos ou apenas em um e pode se apresentar em vários níveis de gravidade, podendo ser leve ou profunda. É importante o diagnóstico nesses casos, pois é tratado com o uso de aparelhos auditivos (que trabalha como um amplificador de som) ou implante coclear (que atua diretamente nos nervos sensoriais do ouvido).

Somente com um diagnóstico adequado, realizado através de exames e procedimentos de pesquisa da causa da surdez, é que pode saber se o tratamento adequado será através de aparelhos auditivos ou de implantes. Por isso, ao sinal de qualquer sintoma e dificuldade em ouvir e entender os sons ao seu redor, procure um profissional da saúde qualificado para esse tipo de problema, como um otorrinolaringologista. Quanto mais cedo a surdez for diagnosticada, mais provável será a qualidade de vida com o tratamento adequado.

Atualmente, há uma gama variada de diferentes tipos de aparelhos e implantes. A Direito de Ouvir conta com produtos capazes de atender as mais variadas necessidades e profissionais dispostos a ajudar, sempre com a melhor qualidade e preocupação com aqueles que precisam.


Marcadores
Audição Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las