Categoria: Aparelho Auditivo, Perda Auditiva.

como-lidar-com-perda-auditiva-do-filho3Medo, tristeza, desespero, choque. Uma avalanche de sentimentos toma conta dos pais que recebem o diagnóstico da perda auditiva de um filho. Realmente não é fácil aceitar de cara a situação, mas é muito importante que, passado o susto inicial, os pais procurem saber mais sobre o déficit auditivo.

É preciso ter em mente que o uso dos aparelhos auditivos pode ajudar – e muito – para que a criança tenha uma vida praticamente normal. Quanto mais cedo ela começar a utilizar as próteses, maiores são as chances de se adaptar.

Confira algumas dicas da Direito de Ouvir para ajudar os pais a lidarem com o diagnóstico de perda auditiva dos filhos:

Supere a culpa – Entenda que a perda auditiva não é uma sentença de isolamento para a criança, desde que você a ajude. Esqueça a culpa, o importante é procurar a melhor solução para preservar a qualidade de vida do seu filho. Crianças que não ouve da maneira correta podem ter problemas para desenvolver a fala e dificuldade de aprendizado. Não espere isso acontecer para buscar ajuda!

Encare a realidade – É um erro achar que, se não usar os aparelhos auditivos, a criança estará escondendo a sua perda auditiva. Na verdade, ela estará destacando a “surdez”. Se você tratar a perda auditiva e o uso dos aparelhos de uma maneira natural  – como se a criança precisasse de óculos, por exemplo -, seu filho também tratará a questão dessa maneira.

Enfrente o medo do bullying – Muitos pais se recusam a aceitar que os filhos precisam de aparelhos auditivos porque temem que eles se tornem motivo de piada ou bullying na escola. Em primeiro lugar, é preciso colocar na balança os prejuízos que a falta da audição pode trazer para a criança. Problemas de desenvolvimento de linguagem e aprendizado, isolamento social e até depressão estão entre eles. Com a ajuda dos professores, dos amigos e até dos pais de alunos, é possível combater comportamentos inadequados e ajudar as crianças a entenderem a importância dos aparelhos no colégio.

como-lidar-com-perda-auditiva-do-filho

Quebre a rejeição do seu filho – E se a rejeição partir da própria criança? Nem sempre é fácil para ela entender o quanto os aparelhos podem transformar sua vida. Mas é importante que os pais expliquem da melhor forma possível e que, com a criatividade, ajudem a criança a gostar dos aparelhos. Quer um exemplo? Freddie, filho de Sarah se recusava a usar o aparelho. Então ela decidiu personalizá-lo com super heróis! Saiba mais aqui!

Qual é o próximo passo?

Uma vez diagnosticada a perda, é preciso levar a criança até um fonoaudiólogo que possa fazer a adaptação dos aparelhos auditivos. No começo, este processo pode ser complicado, mas são tantos os benefícios que vale a pena todo o esforço.

Conheça histórias de pessoas que tiveram sua vida mudada pelo uso do aparelho auditivo!

Como descobrir se seu filho tem perda auditiva?

E se a vergonha persistir?

Coloque na balança todos os benefícios das próteses para perceber o que tem mais peso. Faça uma lista do que eles trazem do bom para a sua vida, como refletem no seu relacionamento com as pessoas que convivem com você. Como sentir vergonha de um recurso que só ajuda? O uso do aparelho auditivo auxilia não só a ouvir melhor como a se comunicar melhor, ou seja, auxilia na melhoria das relações sociais, da autoestima. Em resumo, só há ganhos! Confira outras dicas para superar a vergonha aqui.