Por Direito de Ouvir

26 de March de 2016

Audiometria Infantil Auxilia na Prevenção Auditiva

A audiometria infantil previne e detecta alterações auditivas

26 de March de 2016


Nos primeiros anos de vida é importante que sejam feitos exames, como a audiometria infantil, que previne, detecta e intervém alterações auditivas.

A audição é fundamental para o desenvolvimento de qualquer criança principalmente por estar ligada a fala e a linguagem. A audiometria infantil é um exame muito importante para prevenir, detectar e intervir em qualquer alteração auditiva.

Como é a audiometria infantil

A audiometria infantil objetiva avaliar a função auditiva da criança com a utilização de técnicas lúdicas que a envolvam no ambiente de teste. O exame é realizado por um fonoaudiólogo que detecta informações como: o tipo e o grau da perda auditiva.

Além desse exame de audiometria existem outros que podem ajudar a solucionar os problemas relacionados com a audição, como é o caso da audiometria ocupacional. Esse exame analisa os ruídos no ambiente de trabalho, principalmente daqueles que ficam expostos aos barulhos excessivos.

E se a audiometria indicar perda auditiva?

Se a perda auditiva for diagnosticada, o otorrinolaringologista pode indicar o uso de aparelhos auditivos. Neste caso, a criança será encaminhada para um fonoaudiólogo que possa fazer a adaptação das próteses. É um processo que exige dedicação e empenho, mas que garantirá a qualidade de vida do seu filho.

Como lidar com a perda auditiva do meu filho?

É claro que os pais podem sentir medo, tristeza, desespero, choque. É natural que o diagnóstico seja seguido por sentimentos como estes, mas é muito importante que os pais tenham em mente que o uso dos aparelhos auditivos pode ajudar – e muito – no desenvolvimento da criança como um todo. O déficit auditivo pode atrapalhar o aprendizado e o desenvolvimento da linguagem, por exemplo. Confira algumas dicas para lidar com o diagnóstico da perda auditiva do seu filho.

Esqueça a culpa – Não pense que perda auditiva é uma sentença de isolamento para a criança. O importante é procurar a melhor solução para preservar a qualidade de vida do seu filho. Crianças que não ouve da maneira correta podem ter problemas para desenvolver a fala e dificuldade de aprendizado. Não espere isso acontecer para buscar ajuda!

Enfrente a realidade – Muitos pais costumam negar o problema auditivo dos filhos. O problema é que evitar o uso dos aparelhos auditivos não esconde ou trata a sua perda auditiva. Pais que tratam a perda auditiva e o uso dos aparelhos de uma maneira natural  – como se a criança precisasse de óculos, por exemplo -, estimulam os filhos a enxergarem da mesma forma. Nem sempre é fácil, mas é importante procurar ajuda: o preconceito pode prejudicar ainda mais o desenvolvimento da criança. Confira mais dicas de como lidar com a perda auditiva do seu filho aqui.

Como estimular a criança com deficiência auditiva?

Os pais tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças com perda auditiva. Se seu filho já utiliza aparelhos auditivos, é importante que você fique atento à maneira como as próteses estão colocadas, se existe algum incômodo. Como a audição é um sentido requisitado a todo tempo, é fundamental que a criança utilize o aparelho durante todo o período em que estiver acordada. Saiba aqui como estimular o seu filho com deficiência auditiva.

Seu filho demonstra alguma dificuldade para ouvir? Agende uma consulta 

Faça seu Teste de Aparelho Auditivo Grátis por 7 dias!



Marcadores
Prevenção da perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las