Zumbido e perda auditiva aumentam o risco de acidentes de trabalho

Por Gabriela Bandoni
Fono Especialista

07 de fevereiro de 2019


0 compartilhamentos
Nenhum comentário

Zumbido e perda auditiva podem causar acidentes

Trabalhadores com problemas auditivos precisam ficar atentos no ambiente de trabalho


Compartilhar

Quando pensamos nas consequências dos problemas auditivos, a primeira questão que vem à mente é a dificuldade de acompanhar a fala de outras pessoas. Realmente, essa é uma situação comum entre as pessoas que sofrem com perda auditiva. Mas você sabia que, por causa da perda auditiva e zumbido no ouvido, as pessoas estão mais propensas a sofrerem acidentes de trabalho?

Isso foi mostrado em um estudo da Universidade de Yale que analisou quase 10 mil trabalhadores do setor de manutenção e produção em seis fábricas de alumínio no período de cinco anos.


Durante o experimento, os pesquisadores perceberem que o risco de lesão foi 25% maior em trabalhadores com zumbido e perda auditiva de alta frequência. Entre os trabalhadores com zumbido e perda auditiva de baixa frequência, o risco foi menor mas, ainda assim, estavam propensos a sofrer pequenas lesões.

Problemas auditivos e segurança no trabalho

O resultado sugere que existe uma ligação entre problemas auditivos e lesões acidentais. Como as pessoas com zumbido no ouvido e perda auditiva têm dificuldade para ouvir o barulho das máquinas, apitos, sirenes ou outros ruídos, elas tendem a se distrair ou não ouvir sinais de alerta. Consequentemente, isso pode aumentar a chance de se machucar.

Portanto, o estudo demonstra que, por causa da perda auditiva, o local de trabalho pode se tornar uma ameaça para os trabalhadores, especialmente aqueles que trabalham em ambientes ruidosos.

Não deixe sua saúde auditiva para depois. Teste um aparelho auditivo totalmente Grátis este mês na Direito de Ouvir!

Número de testes limitado a 250 por mês, restam .


Do ponto de vista da segurança ocupacional, a ocorrência de acidentes no local de trabalho é uma questão importante que gera custos significativos para empresas e trabalhadores.

O ideal é que os funcionários que apresentam perda auditiva e zumbido no ouvido sejam submetidos a um exame adicional para analisar suas necessidade de proteção auditiva e de comunicação.

Os autores do estudo também descobriram que o uso de equipamentos de proteção individual, como os protetores auriculares diminuem a percepção dos sons, aumentando os riscos entre os trabalhadores com problemas auditivos.

Portanto, os equipamentos de proteção coletiva, como isolamento de máquinas podem ser mais vantajosos nesses casos.

Solução para os problemas auditivos

Grande parte dos acidentes de trabalho entre as pessoas com problemas auditivos podem ser evitados. A principal maneira é realizando testes auditivos e, se necessário, começar a usar aparelhos auditivos.

Diversos estudos já comprovaram a eficácia dos aparelhos auditivos para reduzir o incômodo do zumbido no ouvido e melhorar a capacidade de ouvir os sons em qualquer ambiente.

Quando a audição é amplificada através dos aparelhos auditivos, os usuários se sentem mais atentos, seguros e independentes. Como resultado, os riscos de acidentes no local de trabalho ou até mesmo em uma cidade movimentada diminuem.

Além de diminuir os riscos de lesões e quedas acidentais, os aparelhos auditivos podem melhorar os relacionamentos interpessoais e a qualidade de vida de quem sofre com zumbido no ouvido e perda auditiva.

Se você sente que está em risco em seu ambiente de trabalho por causa da perda auditiva, a equipe da Direito de Ouvir está aqui para ajudar! Consulte um fonoaudiólogo em uma unidade da Rede de Clínicas Direito de Ouvir para encontrar a solução ideal para o seu caso.