Por Direito de Ouvir

15 de April de 2021

Tecnologia dos Aparelhos Auditivos!

Você já pensou em como seu aparelho auditivo funciona para sua perda auditiva?

15 de April de 2021


Atualmente o mundo está avançando de forma acelerada em inovação e tecnologia, com os aparelhos auditivos não seria diferente. A tecnologia invadiu o universo das próteses auditivas de uma forma espetacular, proporcionando inúmeros benefícios para as pessoas com perda auditiva.

O aparelho auditivo moderno é composto por alguns componentes principais, independentemente do tipo ou marca, sendo eles: o microfone, circuito de amplificação, receptor e a fonte de energia.

Microfone

O microfone é responsável pela captação das ondas sonoras do ambiente, transformando-as em energia elétrica. Hoje a maioria das próteses auditivas possuem dois microfones capazes de captar sons de baixa e alta intensidades sem distorção, com ampla faixa de frequência, proporcionando alta qualidade sonora e clareza, mesmo em um ambiente desafiador.

Amplificador

A função do amplificador vai muito além de simplesmente aumentar o ganho dos sons captados pelo microfone. Ele é o principal componente responsável pela adaptação adequada a necessidade de cada usuário.

Os AASIs (Aparelho de Amplificação Sonora Individual) analógicos não conseguiam tratar as ondas sonoras, trabalhando somente as frequências e intensidade de acordo com o tipo de perda auditiva apresentada, essa tecnologia causa um grande desconforto em diversos ambientes, dificultando a adaptação e o uso do mesmo.

É por este motivo que a tecnologia analógica acabou criando o mito de que não seria possível adaptar a perda ao uso aparelhos auditivos.

A Tecnologia Digital, no entanto, traz um novo conceito em adaptação dos aparelhos auditivos modernos, pois o circuito é capaz de reconhecer e separar os sons captados pelo microfone em faixas de frequências específicas (sons de baixa, média e alta intensidade).

Além disso, estes aparelhos possuem diversos recursos que atuam para que as ondas sonoras sejam tratadas, a fim de que o usuário tenha uma experiência cada vez mais próxima da audição natural, transformando sua qualidade de vida!

Receptor

O receptor é a etapa final para que o som chegue ao seu destino dentro do AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual).

Ele é responsável por receber o estímulo sonoro modificado pela amplificação, e transmitir o som para o tímpano com a intensidade sonora necessária para cada tipo e grau de perda auditiva, ou seja, temos receptores com ganhos diferentes para perda de grau leve a moderada, moderada a severa e para perda severa a profunda.

Fonte de Energia

A fonte de energia mais utilizada para o funcionamento do aparelho auditivo são as pilhas de zinco.

Tais pilhas são encontradas em quatro opções que seguem um padrão mundialmente, nos tamanhos A10, A312, A13 e A675.

A durabilidade das pilhas depende da sua “potência” e pode variar de acordo com as horas que o usuário utiliza por dia.

Geralmente a média de duração é de 3 a 15 dias, mas é preciso consultar o fonoaudiólogo responsável pela adaptação para orientação de acordo com o caso.



Os aparelhos ligam após o fechamento do compartimento da pilha, de forma automática sem botão para ligar e desligar. Normalmente todos possuem uma música ou toque de inicialização.

Hoje a opção recarregável já chegou ao mercado com grande força e opções, os recursos oferecidos trazem praticidade e conforto aos usuários, porém não são todos os tipos de aparelhos disponíveis na versão recarregável.

A usabilidade de uma prótese auditiva recarregável é muito próxima de um celular, os cuidados são os mesmos. Com carga completa pode chegar até 30 horas de uso, ou seja, é possível utilizar durante o dia todo sem preocupação e carregá-los a noite para o dia seguinte.

Conectividade

Além dos recursos apresentados acima, temos grandes novidades em relação à conectividade e interatividade para usuário de aparelho auditivo.

Os smartphones estão totalmente integrados a adaptação da prótese auditiva, com controle personalizado pelo app para modificações na programação de seu aparelho, sendo possível alterar volume, programas, microfones, recursos de redução de ruído, ajustes remotos com os fonoaudiólogos e muito mais.

Seu aparelho auditivo se tornou seu fone ouvido pessoal e personalizado de acordo com suas necessidades auditivas, é possível atender ligações, ouvir músicas, assistir vídeos e qualquer fonte de mídia diretamente sem necessidade de acessório.

Se você já utiliza aparelho auditivo ou está pensando em experimentá-los, é necessário um bom acompanhamento e orientação do profissional para que você possa ter uma excelente adaptação.

A tecnologia vem para te auxiliar na sua dificuldade auditiva com muitas opções. Procure um fonoaudiólogo especialista em seleção e adaptação para estudar o seu caso e lhe oferecer a melhor solução auditiva para transformar sua saúde e qualidade de vida.


Fonoaudióloga Thalita Teodoro
CRFª: 2 19878


Marcadores
Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las