Por Direito de Ouvir

10 de February de 2017

Problemas auditivos causam fadiga e indisposição

Estudo mostra que pessoas com dificuldades auditivas sofrem mais desses problemas

10 de February de 2017


Os problemas auditivos podem causar fadiga severa e indisposição. É o que apontou um estudo conduzido pelo Departamento de Ciência da Audição e da Fala, da Universidade Vanderbilt nos Estados Unidos.

Na pesquisa, foram analisados 149 pessoas com a idade média de 66 anos, que haviam passado por consultas por conta de dificuldades auditivas.

Segundo o estudo, pessoas com dificuldades auditivas são mais propensas a sofrerem de fadiga severa e problemas de disposição. Frequentemente, eles relatam baixo vigor e aumento de cansaço, se comparado com a população em geral. Casos de fadiga severa, por exemplo, foram registrados em dobro neste grupo.

Perda auditiva x nível de fadiga

Curiosamente, o aumento de risco de fadiga severa e problemas de disposição parecem não estar relacionados com o nível de perda auditiva. Isso quer dizer que até uma perda auditiva leve pode causar as mesmas sensações de baixa disposição e perda auditiva severa.


Aparelho auditivo reduz problema

O uso de aparelho auditivo pode ser a solução para este problema já que melhora a qualidade de vida na maioria dos casos e reduz impactos negativos de perda auditiva. Vários estudos têm revelado que aparelho auditivo melhora a qualidade de vida da maioria dos usuários. As próteses podem até influenciar na longevidade de muitas pessoas com perda auditiva. Quer saber mais? Leia aqui!

Estudos apontam que pessoas que usam aparelho auditivo afirmam também que se sentem menos cansadas e exaustas. Os maiores efeitos positivos causados pelo uso de aparelho auditivo estão relacionados à vida social dos usuários, ao participarem em atividades de grupo, e nas relações familiares.

Muitos são os casos de pacientes que evitavam reuniões familiares ou reuniões de grupo porque não conseguiam compreender o que era dito. Com o uso dos aparelhos, eles recuperam a vontade de participar destas situações já que conseguem interagir normalmente.

Pesquisas apontam como o uso das próteses auditivas está relacionado com a redução da depressão e de males como o Alzheimer. Você pode saber mais aqui neste texto sobre o estudo. 

Problemas auditivos

Você tem tido dificuldade para compreender o que as pessoas dizem? Precisa ouvir televisão em um volume muito acima da média? Tem ficado perdido em conversas de grupo?

Talvez você já saiba que você ou alguém da sua família está enfrentando uma perda auditiva. Por outro lado, isso pode estar acontecendo de forma tão gradual que você não tenha certeza. Diferente de muitas outras deficiências, a perda auditiva frequentemente é difícil de ser detectada nos estágios iniciais. Saiba mais sobre os tipos de perda auditiva aqui.

Os tipos de sintomas podem diferenciar com base em sua perspectiva, ou seja, se você estiver verificando em você ou alguém próximo. Faça nosso teste de audição para reconhecer os sintomas da perda auditiva em alguém ou em você.

Quer agendar uma consulta e fazer um TESTE GRÁTIS por 7 dias com um de nossos aparelhos auditivos? Agende já sua consulta com uma de nossos fonoaudiólogos especializados em Audiologia.

Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las