Por Direito de Ouvir

11 de July de 2019

Ouvido tampado: O que é, causas e diagnóstico

Infecção de ouvido pode ser uma das causas

11 de July de 2019


Ouvido tampado é tão comum que poucas pessoas dão importância, ou sempre fazem algum tipo de intervenção direta, com receitas caseiras e outras tantas intervenções que não são lá muito indicadas para a saúde em si.  

Existem muitas causas para este quadro específico e cada tratamento vai ser feito de acordo com o diagnóstico bem-feito que também vai indicar quais serão as medidas a serem tomadas dali por diante.  

Sendo assim, vamos trazer todas as informações que você precisa saber sobre o ouvido tampado, como tratar e principalmente o que fazer ao menor dos sintomas que são óbvios, mas são igualmente complexos. 

Quais são as possíveis causas para o ouvido tampado  

Como já foi dito, existem muitas causas que podem ser fundamentais para o aparecimento deste tipo de quadro e o diagnóstico preciso é que vai oferecer resultados mais efetivos e consistentes.  

Para isso, consulta com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas é sempre a melhor opção, em lugar de você mesmo comprar medicamentos ou recorrer a tratamentos não tão usuais ou indicados para o quadro em si.  

É preciso saber com exatidão a causa para determinar o tratamento correto, pois ao contrário existe uma grande chance de se agravar a situação e desenvolver até outros problemas auditivos mais graves.  

Infecção no canal auditivo  

Uma das causas do ouvido tampado é um quadro de infecção causado por uma série de bactérias ou até fungos, e é conhecida geralmente como otite, que possui uma ação muito localizada e com sintomas característicos.  

Geralmente é acompanhada por febre baixa, vermelhidão na região do ouvido e em casos mais graves pode até ser que saia um líquido do mesmo, o que reforça a ideia da infecção que precisa ser cuidada corretamente.  

O tratamento é feito inicialmente por meio de antibióticos ou até de sprays que possuem uma ação direta no local e que pode diminuir os sintomas e oferecer uma melhor situação para quem sofre com esse problema.  

Acúmulo de cera  

Normalmente o nosso ouvido produz cera, que é utilizada justamente para proteger o ouvido interno de líquidos e corpos estranhos preservando toda a sua capacidade auditiva e mantendo o seu trabalho sempre dentro do esperado.  

No entanto, algumas pessoas podem produzir em excesso e caso não seja feita a limpeza constantemente corre o risco dessa cera ir ocupando a área do canal auditivo, dando a sensação de ouvido tampado.  

Além disso, é também uma forma de agravar o quadro quando se usa incorretamente o cotonete, empurrando a cera para dentro. A limpeza deve sempre ser feita ao redor, para que não corra risco desse tipo de acidente.  

Labirintite  

A labirintite é uma doença que muitas pessoas já conhecem e que se caracteriza pelas tonturas constantes, mas também pode incluir, dentre os seus sintomas, uma sensação de ouvido tampado.  

Além disso, é comum que essas pessoas apresentem perda temporária da audição, perda do equilíbrio e até zumbidos constantes que podem aumentar ou diminuir de acordo com a intensidade da doença.  

Por mais que não se tenha a cura, é uma doença que permite um controle mais efetivo por meio de medicamentos e intervenções mais próximas o que também só é possível com acompanhamento médico especializado. 

Veja mais sobre a Labirintite.

Colesteatoma  

Essa é uma condição muito menos comum e ocorre geralmente em quem tem recorrentes inflamações no ouvido que, portanto pode gerar essa sensação de ouvido tampado e que exige um tratamento mais especial.  

Nessa condição existe um crescimento anormal da pele dentro do canal auditivo, o que vai limitando a audição e a longo prazo é um dos motivos de causar esse tipo de quadro e sensação.  

Para o tratamento dessa condição você pode recorrer a gotas aplicadas no ouvido que podem ajudar na diminuição ou controle da pele que está em seu canal ou até uma cirurgia diretamente no local. 

Veja mais sobre Colesteatoma.

Síndrome de Ménière  

Essa síndrome é muito rara, e dentre os seus sintomas ela causa a ideia de ouvido tampado, pois sua ação é feita diretamente no ouvido interno, onde possui uma presença mais localizada.  

É uma síndrome que ocorre entre os 20 e os 50 anos e que não possui ainda uma causa específica, mas que pode ocorrer subitamente, causando perda gradativa de audição e alguns incômodos na área do ouvido interno.  

O tratamento para este caso é feito especificamente pelo otorrinolaringologista que vai indicar qual a melhor forma de controlar o avanço, já que a cura não é possível, visto que se tem pouco informação ainda sobre o caso. 

Veja mais sobre a Síndrome de Ménière.

Tratamentos  

Como dito em todos os casos, os tratamentos são sempre indicados pelos especialistas que vão fazer o diagnóstico correto e então designar a forma com a qual vai direcionar todo o seu tratamento.  

Por este motivo é tão importante ter à sua disposição fonoaudiólogas e toda uma equipe pronta para que consigam determinar qual o tratamento, já que qualquer passo em falso pode agravar um quadro simples.  

Sendo assim vale lembrar que os métodos caseiros e sem o devido reconhecimento profissional não é indicado, já que é preciso passar por uma avaliação médica para o tratamento correto do seu problema.  

Diagnóstico 

O diagnóstico preciso pode evitar o avanço do quadro de ouvido tampado e pode inclusive e mais importante, devolver a sua audição tal qual ela deve ser, mas isso não pode ser feito de qualquer forma.

 A Direito de Ouvir oferece toda uma estrutura pronta para te receber e principalmente uma excelente oportunidade de avaliação com equipe de fonoaudiólogas e otorrinolaringologistas de qualidade que são altamente qualificados.

Com o nosso acompanhamento você pode ter a certeza de um diagnóstico preciso e portanto de um tratamento efetivo, com um cuidado periódico para avaliação constante, evitando o retorno do quadro e também avaliando outros problemas auditivos.  

Ter uma equipe de qualidade a postos não é algo que se encontra em outros lugares e principalmente é uma maneira mais efetiva de conseguir dar conta de qualquer que seja o quadro.  

Quando se está com o ouvido tampado procure um especialista e conte com a gente para o tratamento mais indicado.


Marcadores
Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las