Você sabia otites podem causar perda auditiva?
Inflamações no ouvido mal cuidadas que podem afetar nossa audição
Antes de tudo precisamos entender o que são otites e porque elas acontecem.
A otite, também conhecida como uma “inflamação no ouvido” cujas características são dor, febre persistente e acúmulo de secreções, podendo ser o resultado de alergias ou da ação de vírus, bactérias e fungos.
Otites são mais frequentes na época de frio, devido ao acometimento de gripes e resfriados. É considerada um dos fatores mais comuns de perda auditiva na infância, podendo prejudicar o desenvolvimento da fala e aprendizagem e, em alguns casos, ocasionar uma perda permanente.
A perda auditiva pode acontecer por complicações decorrentes de uma otite mal curada, podendo ser temporária – até que a inflamação seja eliminada, ou total – quando os fluídos decorrentes da enfermidade permanecerem dentro do ouvido.
Os tipos de otites variam e se diferenciam a partir da região da orelha que foi acometida: na região externa, média ou interna.
Otite externa: é uma infeção que afeta o conduto do ouvido e são as otites mais frequentes;
Otite média: é causada por infecção do espaço localizado logo atrás do tímpano;
Otite Interna: a infecção acontece no tímpano e na tuba auditiva, o que a torna mais grave que as demais.
Em casos severos, a membrana timpânica inflamada pode se romper e provocar a eliminação de pus, consequentemente pode piorar do quadro inflamatório, trazendo o risco de a infecção se espalhar. Caso a infecção se torne crônica, poderá deixar sequelas na audição e outras complicações.
O tratamento pode ser cirúrgico ou medicamentoso, com anti-inflamatório, antibióticos ou procedimento de inserção de tubo de ventilação para drenar o líquido e, ainda a remoção das adenoides inflamadas, se for o caso.
Otites podem provocar perda de audição e, consequentemente, essa diminuição da acuidade auditiva poderá levar a pessoa ao isolamento. Diante disso, faz se necessário o uso dos aparelhos auditivos que atuarão recuperando a audição e trazendo qualidade de vida ao paciente.
Os aparelhos auditivos são dispositivos que se adaptam a todos tipos de pessoas e a diferentes graus de perdas auditivas.
O fonoaudiólogo é o profissional que irá auxiliar na seleção, adaptação dos aparelhos auditivos e irá fornecer todo suporte ao paciente.
É fundamental se prevenir para não ser acometido por uma diminuição em sua capacidade de ouvir. Por isso, tome algumas medidas necessárias para a manutenção da sua boa audição:
• Tenha cuidado no uso dos fones auditivos, o volume deve permanecer abaixo da metade da capacidade total;
• Evitar que água entre no ouvido;
• Cuidar de otites até curá-la;
• Em ambiente com ruídos intenso, utilize protetores auriculares;
• Não faça uso de cotonetes e não coloque objetos pontiagudos dentro da orelha, faça limpeza somente da parte externa;
• Consulte periodicamente o médico especialista na saúde auditiva, o otorrinolaringologista;
• É recomendado fazer anualmente os exames auditivos.
Cuide da sua saúde auditiva, se prevenindo e adotando essas medidas simples e que podem evitar um quadro de deficiência auditiva ou, ainda, que a perda auditiva se agrave.
Fonoaudióloga Cíntia Felício
CRFª: 2-14783-1