Por Direito de Ouvir

11 de December de 2018

Obesidade e perda auditiva estão relacionadas

A obesidade podem ter sérias consequências para a sua saúde em geral, incluindo a audição

11 de December de 2018


Perder peso não é apenas uma ótima maneira para se manter saudável e voltar a usar aquele velho jeans, como também é uma forma de ajudar a proteger sua saúde auditiva.

Sim. Você não leu errado. Embora muitas causas da perda auditiva sejam óbvias, como envelhecimento e exposição prolongada a sons altos, outros fatores não são tão aparentes, entre eles, o seu peso.

Diversos estudos mostram que a obesidade pode se tornar uma causa da perda auditiva, demonstrando que a sua audição está conectada à sua saúde de forma geral e como é importante manter um estilo de vida saudável.


Obesidade e perda auditiva

Você deve estar se perguntando como o seu peso interfere no que você ouve. A resposta não é tão complicada quanto você pode estar imaginando.

Nosso ouvido tem minúscula células ciliadas que detectam o som no ouvido interno e enviam para o cérebro. Mas, para funcionar perfeitamente, o ouvido precisa de um fluxo estável de sangue e de oxigênio.

O problema é que a obesidade causa uma série de problemas de saúde, incluindo os problemas vasculares que prejudicam o fluxo sanguíneo nos ouvidos e afetam diretamente a sua capacidade de ouvir.

Um estudo americano acompanhou cerca de 68 mil mulheres ao longo de 20 anos. O resultado mostrou que aquelas com menor índice corporal e que realizaram mais atividades físicas tiveram 17% a menos de chances de desenvolver perda auditiva. Já aquelas com sinais de obesidade foram até 27% mais propensas a perder a audição. O resultado variou de acordo com a gravidade e de suas preocupações com o peso.

Outras condições relacionadas à obesidade

A questão cardiovascular é apenas uma causa da perda auditiva relacionada à obesidade. Estar acima do peso pode contribuir para o surgimento de outras doenças que prejudicam a audição.

Um exemplo é a diabetes. Cerca de 90% dos pacientes com diabetes tipo 2 estão com sobrepeso ou obesidade e possuem o dobro de chances de desenvolver perda auditiva. Veja aqui.

A doença cardíaca é outro exemplo. Essa condição reduz a circulação em seu corpo, prejudicando o fornecimento de sangue e oxigênio necessários para manter sua audição saudável.


Corpo saudável, audição saudável

A melhor maneira de ter uma boa saúde é se alimentando de forma equilibrada e fazendo exercícios físicos regularmente. Exercícios cardiovasculares, como caminhada e corrida são indicados para aumentar o fluxo sanguíneo e, consequentemente, manter sua audição perfeita.

É importante que essa mudança de hábito seja feita com acompanhamento profissional, para garantir o equilíbrio entre as suas necessidades e limitações.

Enquanto trabalha sua condição física e saúde geral, é importante fazer um acompanhamento com o seu profissional de saúde auditiva da Rede de Clínicas Direito de Ouvir para monitorar quaisquer alterações em sua audição. Em alguns casos, a prescrição de aparelhos auditivos pode aliviar os sintomas da perda de audição, de depressão e ansiedade.


Marcadores
Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las