Music Player Pode Causar Perda Auditiva Permanente

Music Player pode causar lesão irreversível na audição

A audição é considerada um dos sentidos fundamentais à vida, pois é a base da comunicação humana, proporcionando a troca de conhecimentos entre as pessoas, e uma melhor qualidade de vida.

A diminuição ou perda da audição vai além da sensação de ouvir, pois é a perda de um meio de se relacionar com o mundo. Através da audição podemos ouvir os sons que estão em nosso cotidiano. (RUSSO & SANTOS, 1993; PALMER, 2003).

O som sempre representou um papel importante na vida do ser humano, proporcionando experiências agradáveis, como a música e o canto das aves, e principalmente permite a comunicação com família e amigos. (DIAS & AFONSO, 2000).

Uso excessivo de Music Player pode causar lesão irreversível na audição

Geralmente não pensamos na música como sendo um ruído, mas como um som agradável. Entretanto, a exposição diária a níveis elevados de pressão sonora, mesmo sendo música, pode causar prejuízo auditivo permanente na audição.

Os jovens se expõem a músicas em volume alto por diversão, mas não estão conscientes de que a exposição excessiva à musica alta pode resultar em perda auditiva. (CHUNG et al, 2005).  Segundo a norma regulamentadora 15 (NR-15) está fixado 85 dB como limite de tolerância para uma exposição durante 8 horas diárias, a ruídos contínuos ou intermitentes (BRASIL, 1978).

Som alto no carro pode provocar perda auditiva

Música e lesões na audição

O MP (Music player) é um dos dispositivos usados para escutar música. E, o uso excessivo desse aparelho pode causar a redução precoce da capacidade auditiva, porque o volume alto das músicas danifica as células responsáveis pelos sons agudos. A lesão é irreversível, é o que se chama de perda em gota, porque acontece progressivamente e a pessoa não consegue perceber o problema.

Apesar dos sintomas auditivos, é fato bem estabelecido que a música em níveis excessivos dê origem ao comprometimento mental e físico da pessoa exposta, podendo também apresentar efeitos extra-auditivos como: aumento dos batimentos cardíacos, contração do estômago e abdômen, dores de cabeça, dificuldade de atenção, vigília, entre outros. (GIORGI, 2002).

Grande parte da população tem acesso à internet o que facilita a troca ilegal de arquivos no formato MP. Desta forma, a queda dos custos de reprodução de música estimula o mercado a produzir equipamentos de amplificação sonora mais barata e com maior tecnologia e potência. Isso ressalva o fato de muitos adolescentes atualmente terem o acesso ao MP. (BENZE et al, 2009).

Diante disso é necessário que os adolescentes tenham conhecimento de que a música, que lhes dá tanto prazer, dependendo de como é ouvida pode trazer malefícios fisiológicos futuros, ou seja, pode ser considerada como poluição sonora.

Adolescentes correm mais risco de perder a audição. Entenda por que isso acontece!

Aplicativo permite que deficientes "sintam" a música!

Continue lendo
Perda auditiva

Mais do Blog

Perda auditiva4 meses atrás

Tímpano Perfurado? Quais os sintomas? Como tratar?

Entenda o que acontece quando a membrana do tímpano é perfurada

Perda auditiva, Prevenção da perda auditiva4 meses atrás

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Campanha bsucaconscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde auditiva

Curiosidades, Perda auditiva4 meses atrás

Síndrome de Usher causa surdez e cegueira

Doença genética associa a perda da audição com redução da visão

Aparelhos auditivos, Perda auditiva4 meses atrás

Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?

Conheça os sinais que podem indicar que uma pessoa sofre de perda auditiva

Perda auditiva, Zumbido4 meses atrás

Hipotireoidismo pode causar zumbido

A disfunção na glândula tireoide também pode estar ligada à perda auditiva

Perda auditiva3 meses atrás

Causas da surdez

Surdez pode ocorrer após infecções ou com o uso de medicamentos