Por Direito de Ouvir

20 de April de 2015

Adolescentes correm risco de ter perda auditiva

Uso prolongado dos fones de ouvido pode ser uma das causas de perda auditiva

20 de April de 2015


Adolescentes correm grande risco de sofrer de perda auditiva porque estão envolvidos em atividades diárias que podem prejudicar a audição. Com a utilização constante de celulares, tablets e aparelhos de MP3 com fones de ouvido, os jovens podem sofrer de perda induzida por ruído.

O cenário pode ser ainda pior nas grandes metrópoles, onde a poluição sonora - que também prejudica a capacidade auditiva - elevada exige que as pessoas aumentem ainda mais o volume dos aparelhos para escutar melhor pelos fones.

De acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso de fones de ouvido em volume alto por mais de 90 minutos por dia aumenta o risco da pessoa desenvolver zumbido ou perda auditiva dentro dos próximos cinco anos.


Por que os fones de ouvido podem causar perda auditiva?

O tempo de uso é cumulativo, por isso o hábito de utilizar o equipamento com volume entre 75 a 120 decibéis – a média recomendada é de 85 decibéis por no máximo 8 horas – durante todo o dia pode lesar gravemente as células ciliadas da cóclea.

Estas células são responsáveis por converter ondas sonoras em impulsos elétricos, enviados ao cérebro via nervo auditivo. Lesões de 25% a 30% das células ciliadas já causam perda de audição. E o problema é que esses danos são praticamente irreversíveis.

Se a exposição for por curto tempo, também pode provocar disfunção auditiva e zumbido geralmente reversíveis. Mas se a exposição superar ou atingir a média de 8 horas, os danos à audição podem se tornar irreversíveis. Por isso, é preciso estar de olho no uso de fones de ouvido, nos videogames com explosões e sons elevados, por exemplo.


Como usar os fones de ouvido sem prejudicar a audição?

Acredite, é possível evitar problemas auditivos sem abrir mão da comodidade dos fones de ouvido. Uma dica é preferir modelos que fiquem externos ao ouvido. Os intra-auriculares costumam ser mais prejudiciais porque levam o som diretamente para dentro do ouvido. E quanto mais longe do conduto auditivo estiver a fonte de som, melhor.

Confira outras dicas para usar os fones de ouvido sem prejudicar a audição aqui.

Salas de aula também podem levar a perda auditiva

Além de ficarem atentos à exposição sonora de eletroeletrônicos, os pais de adolescentes precisam ficar de olho nas escolas.

Não, você não leu errado. É que o ruído em sala de aula pode chegar a níveis alarmantes – muito acima dos 85 decibéis recomendados – prejudicando o aprendizado e causando danos ao sistema auditivo, como perda auditiva irreversível.

Estratégias de prevenção aos danos auditivos devem ser adotadas pelos pais e professores para minimizar os impactos e proteger a audição dos adolescentes.

Os jovens também precisam compreender a importância de cuidar da audição para evitar a perda auditiva. Pesquisas indicam que muitos deles já ouviram falar sobre os riscos de ficarem expostos constantemente a barulhos, mas não tomam providências para mudar essa situação.

Se você convive com adolescentes, fale para eles sobre os cuidados que devem ter ao usar os fones. Vale a pena levá-los com frequência para fazer exames auditivos de rotina, como uma audiometria, para saber como está a saúde auditiva.


Marcadores
Perda auditiva Artigos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las