Por Direito de Ouvir

13 de September de 2017

Menopausa está relacionada à perda auditiva

Menopausa atinge mulheres entre 40 e 50 anos

13 de September de 2017


Mulheres tendem a desenvolver perda auditiva em idades mais avançadas do que homens. Contudo, existem alguns pontos que podem alterar esse processo. É o que mostra um estudo realizado pelo Brigham and Women’s Hospital, localizado em Boston, no estado de Massachusetts nos Estados Unidos da América.

Os resultados obtidos pelos pesquisadores são importantes para a compreensão dos fatores que levam as mulheres a terem deficiência auditiva após a menopausa. Para os pesquisadores esse período da vida feminina apresentou grande importância, já que o estudo analisou a correlação entre a reposição hormonal e os riscos de desenvolver problemas auditivos, que futuramente poderiam se agravar, levando as pacientes à surdez.

Ao todo, os pesquisadores analisaram resultados de deficiência auditiva relatados por 80.792 mulheres no período pós-menopausa. Publicado pela revista Menopause, esse vem sendo considerado o primeiro grande estudo a correlacionar a deficiência auditiva e os tratamentos de reposição hormonal.


Resultados obtidos

Segundo os pesquisadores, a Terapia de Reposição Hormonal pode afetar negativamente mulheres que fazem uso desse método durante o período da menopausa. Quando comparadas a mulheres que nunca fizeram tal tratamento, pôde-se notar que o risco de desenvolver perda auditiva daquelas que fizeram era entre 15 e 21% maior.

De maneira geral, também foi possível compreender que esse risco se agrava após 5 anos de uso de comprimido à base dos hormônios utilizados na reposição hormonal, que normalmente são estrogênio e progesterona.

Causas desconhecidas

Apesar de terem percebido a correlação entre a Terapia de Reposição Hormonal e a perda auditiva em mulheres no período da menopausa, os pesquisadores não foram capazes de inferir as causas dessa correlação.

Uma das suspeitas levantadas pelos cientistas é de que o aumento da presença dos hormônios utilizados no tratamento pode interromper a recepção do estrogênio nas células ciliadas do ouvido, as quais são responsáveis de captar o som e levá-lo para o cérebro.

Terapia de Reposição Hormonal

Esse tratamento é utilizado como uma forma de amenizar os sintomas que surgem com a menopausa, período de declínio natural nos hormônios reprodutivos das mulheres, que costuma acontecer entre os 40 e 50 anos.

Entre os sintomas mais comuns e desconfortáveis do período, estão: ondas de calor, enxaqueca, interrupção do sono, mudança de humor e secura vaginal. Além disso, quando combinados, tais sintomas podem acarretar no aumento da ansiedade ou mesmo em um quadro de depressão. Por essa razão, muitas mulheres optam pela realização de um tratamento visando a reposição hormonal e diminuição dos incômodos da menopausa.


Marcadores
Prevenção da perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las