O que é a deficiência auditiva?

Descubra como a diminuição na capacidade de escutar os sons afeta sua vida

Deficiência auditiva é o nome usado para indicar perda de audição ou diminuição na capacidade de escutar os sons. Qualquer problema que ocorra em alguma das partes do ouvido pode levar a uma deficiência na audição. Entre as várias deficiências auditivas existentes, há as que podem ser classificadas como condutiva, mista ou neurossensorial.

A condutiva é causada por um problema localizado no ouvido externo e/ou médio, que tem por função "conduzir" o som até o ouvido interno. Esta deficiência, em muitos casos, é reversível e geralmente não precisa de tratamento com aparelho auditivo, apenas cuidados médicos.

Se ocorrer uma lesão no ouvido interno, há uma deficiência que recebe o nome de "neurossensorial". Nesse caso, não há problemas na "condução" do som, mas acontece uma diminuição na capacidade de receber os sons que passam pelo ouvido externo e ouvido médio. A deficiência neurossensorial faz com que as pessoas escutem menos e também tenham maior dificuldade de perceber as diferenças entre os sons.

Por fim, a deficiência auditiva mista ocorre quando há ambas as perdas auditivas: condutiva e neurossensorial numa mesma pessoa.

Como é feito o diagnóstico da deficiência auditiva?

O diagnóstico da perda auditiva é feito principalmente por meio de um exame chamado audiometria. Pessoas que ouvem em torno de 20 decibéis têm audição considerada normal. A partir daí, são definidos alguns graus de perda auditiva:

    NORMAL (0 A 20 dB) – Ouve todos os sons normalmente
    LEVE (21 A 40 dB) – Quando uma pessoa tem dificuldade para entender a fala e alguns sons como o canto dos passarinhos
    MODERADA (41 A 70 dB) – Neste caso, há dificuldade para ouvir o latir do cachorro, bebê chorando, aspirador de pó e outros ruídos mais altos
    SEVERA (71 A 90 dB) – Pessoas com este tipo de perda auditiva não conseguem ouvir o o toque do telefone, compreender a fala, por exemplo
    PROFUNDA ( > 91 dB) –  Já as pessoas com perda auditiva profunda não ouvem sons considerados muito altos como uma máquina de cortar grama, um caminhão, a turbina de um avião

Como a deficiência auditiva afeta a vida de uma pessoa?

A perda da audição afeta a vida de uma pessoa de diversas formas. Se ela é adulta, o principal ponto a ser comprometido é a comunicação. A pessoa com perda auditiva tem dificuldade de interagir com outras pessoas e, normalmente, acaba se isolando. Por que ir a uma reunião familiar se ela não entende o que as pessoas ou dizem ou se até mesmo é alvo de brincadeiras ou chacotas? Por isso a perda também está muito relacionada a casos de depressão.

Quem tem perda auditiva também tem mais chance de desenvolver demências e Alzheimer – uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Medicina Johns Hopkins, dos Estados Unidos, mostrou, por exemplo, que a cada dez decibéis perdidos de audição, os riscos de demência aumentam 27%. No caso das crianças, a deficiência auditiva pode provocar atrasos no desempenho escolar e também no desenvolvimento da linguagem – na maioria dos casos, para aprender a falar a criança precisa ouvir.

E, de uma maneira geral, a audição tem um papel importante para a segurança. Quem não ouve não tem esse “alarme natural”. Leia mais sobre os riscos de não ouvir direito aqui.

Continue lendo
Doenças do ouvido

Mais do Blog

Doenças do ouvido5 meses atrás

Labirintite: o que é e como tratar?

Saiba mais sobre este distúrbio relacionado com equilíbrio e audição

Doenças do ouvido5 meses atrás

Síndrome de Ménière: O que é? Como tratar?

Ouvido tampado, zumbido, vertigem e surdez flutuante são sintomas desta síndrome

Doenças do ouvido5 meses atrás

O que é barotrauma?

Entenda a relação entre a pressão ambiente e sua audição

Doenças do ouvido, Prevenção da perda auditiva5 meses atrás

Perda Auditiva Neurossensorial: Causa e Tratamento

A perda auditiva neurossensorial pode ser unilateral ou bilateral, leve ou profunda

Audição, Doenças do ouvido5 meses atrás

Qual é a relação entre a audição e o equilíbrio?

Estruturas presentes no ouvido são importantes para manter o equilíbrio

Audição, Doenças do ouvido5 meses atrás

Dor de ouvido: por que acontece?

Conheça as principais causas da dor de ouvido