Saiba identificar a Labirintite

Causas, sintomas e tratamento


Compartilhar

Você sabe quais os sintomas principais da labirintite? Nesse artigo vamos falar quais os principais sintomas para identificar esse problema. Tontura, vertigem, perda da noção de espaço e de equilíbrio e sensação de desmaio. Esses são os sintomas mais comuns da labirintite, distúrbio que afeta milhares de pessoas diariamente.


Principais sintomas

Sensação de pressão dentro do ouvido;
Zumbidos no ouvido;
Líquido ou secreções saindo do ouvido;
Diminuição da audição;
Dor de cabeça;
Enjoos e vômito;
Febre acima de 38º C;
Diminuição do equilíbrio e tontura;
Queda de cabelo.

Causas

Esse distúrbio é gerado pela inflamação dos labirintos que estão localizados no sistema vestibular, órgão que fica dentro do ouvido interno e é responsável por gerar e manter o equilíbrio e a orientação espacial do corpo humano.

Não deixe sua saúde auditiva para depois. Teste um aparelho auditivo totalmente Grátis este mês na Direito de Ouvir!

Número de testes limitado a 250 por mês, restam .


Tipos de labirintite

Labirintite Viral

Metade dos casos de labirintite viral são em consequência de infecções ocasionadas no peito, nariz, boca e vias respiratórias que se espalham para o ouvido interno.

Labirintite Bacteriana

Mais raro de acontecer do que a forma viral, a labirintite bacteriano podem entrar no labirinto apenas se a camada de tecido que separa o ouvido médio do interno for danificada. Isso normalmente acontece se tiver alguma infecção no ouvido médio ou a ocorrência de meningite.

Labirintite Emocional

Muitas vezes a patologia pode ser causada por fatores emocionais, como ansiedade ou depressão, e é caracterizada por sensação de pressão e zumbido no ouvido, além de falta de equilíbrio e tonturas.

Tratamento

O indicado é procurar uma ajuda médica assim que os sintomas surgirem, isso facilitará o diagnóstico e possibilitará que o tratamento comece o mais rápido possível.

(Leia mais em nosso Artigo sobre Tratamento de Labirintite Aqui)