Por Direito de Ouvir

27 de March de 2018

Saiba identificar a Labirintite

Causas, sintomas e tratamento

27 de March de 2018


Você sabe quais os sintomas principais da labirintite? Nesse artigo vamos falar quais os principais sintomas para identificar esse problema.


Principais sintomas

Sensação de pressão dentro do ouvido;
Zumbidos no ouvido;
Líquido ou secreções saindo do ouvido;
Diminuição da audição;
Dor de cabeça;
Enjoos e vômito;
Febre acima de 38º C;
Diminuição do equilíbrio e tontura;
Queda de cabelo;

Tontura, vertigem, perda da noção de espaço e sensação de desmaio. Esses são os sintomas mais comuns da labirintite, distúrbio que afeta milhares de pessoas diariamente.

Causas

Esse distúrbio é gerado pela inflamação dos labirintos que estão localizados no sistema vestibular, órgão que fica dentro do ouvido interno e é responsável por gerar e manter o equilíbrio e a orientação espacial do corpo humano.

Tipos de labirintite

Labirintite Viral

Metade dos casos de labirintite viral são em consequência de infecções ocasionadas no peito, nariz, boca e vias respiratórias que se espalham para o ouvido interno.

Labirintite Bacteriana

Mais raro de acontecer do que a forma viral, a labirintite bacteriana pode entrar no labirinto apenas se a camada de tecido que separa o ouvido médio do interno for danificada. Isso normalmente acontece se tiver alguma infecção no ouvido médio ou a ocorrência de meningite.

Labirintite Emocional

Muitas vezes a patologia pode ser causada por fatores emocionais, como ansiedade ou depressão,  é caracterizada por sensação de pressão e zumbido no ouvido, além de falta de equilíbrio e tonturas.

Tratamento

O indicado é procurar uma ajuda médica assim que os sintomas surgirem, isso facilitará o diagnóstico e possibilitará que o tratamento comece o mais rápido possível.

(Leia mais em nosso Artigo sobre Tratamento de Labirintite Aqui)


Marcadores
Doenças do ouvido
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las