Por Direito de Ouvir

09 de July de 2019

Exposição a ruídos no trabalho

O ambiente de trabalho pode causar riscos na sua audição

09 de July de 2019


A exposição a ruídos no ambiente de trabalho é um dos mais responsáveis pela ocorrência de surdez entre a população ativa, que é aquela que possui uma profissão e também é quem movimenta a parte econômica da família.

Existem muitas causas para que se chegue propriamente à surdez e isso passa desde palestras dentro da empresa, até a consciência pessoal para o uso de protetor auricular e até a disposição deste tipo de produto. Veja algumas dicas sobre o protetor auricular.

Debater sobre esse tema é muito importante pois existe uma forma de prevenir a surdez e outros problemas auditivos, mesmo em ambientes com uma exposição muito grande no sentido do trabalho em si.

Sendo assim vamos trazer todas as informações sobre o tema e como você pode ter o direcionamento correto, dependendo também de como você se cuida e se procura ajuda e acompanhamento da sua situação.

Riscos da exposição a ruídos

A exposição a ruídos pode causar muitos danos, e muitos deles são irreversíveis para a nossa audição, considerando que você não possui nenhum tipo de proteção ou de equipamentos próprios para o trabalho.

Normalmente a surdez é um quadro muito comum em pessoas que trabalham em ambientes com muito barulho, mas este é somente o quadro final, sendo o mais comum o fato de percorrer por um bom caminho até lá.

Esse caminho passa por alguns sinais que são indicados, e a perda auditiva é sempre progressiva, sendo o ponto final quando você não tem mas nenhum tipo de estímulo no trato auditivo.

A seguir vamos trazer quais são os problemas de ouvido que são decorrentes da exposição constante a grandes ruídos e de que forma eles conseguem evoluir para a surdez definitiva e muitas vezes irreversível.

Problemas causados

Como já foi dito, existem alguns problemas auditivos que vão dando pequenos sinais, e que culminam na perda auditiva definitiva depois de um bom tempo, por isso é muito importante estar atento a estes sinais.

O primeiro sinal é uma perda auditiva temporária, e que vai demorando cada vez mais para retornar, mas que é cada vez mais intensa. Em outras palavras, é comum que no início você nem perceba algum problema neste sentido.

Além disso é comum que se reclame de dor intensa no ouvido, que é recorrente e sempre depois da exposição. Com o tempo pode ir diminuindo, mas esse é um sinal de que a perda auditiva é realidade.

Por fim é comum que se desenvolva a surdez definitiva, onde o sujeito perde totalmente a capacidade de ouvir, sendo um quadro irreversível, sem cura, que somente admite tratamento feito junto a um especialista.

Tratamentos indicados

Os tratamentos indicados para os problemas auditivos decorrentes da exposição a ruídos no trabalho são diferentes para cada etapa dos danos causados, por isso varia de caso para caso.

Nos casos iniciais o tratamento para a surdez temporária ou dores de ouvido se dá com o uso temporário de aparelho auditivo e uma reeducação do nervo, com exposições gradativas a sons naturais, geralmente recuperando o seu estado natural.

Outro tratamento é o isolamento total, quando é recomendado que você fique por um tempo exposto minimamente a sons altos, para que o nervo consiga se reconstituir e recuperar sua capacidade de trabalhar com o som captado.

Nos tratamentos de casos avançados somente o uso de aparelhos é recomendado, já que não é possível se fazer muita coisa, e isso é comum quando a lesão no local já está em um grau muito avançado.

Como prevenir acidentes causados por ruídos no trabalho

Considerando que é importante preservar a audição, é interessante prevenir esses problemas, já que nossa audição é extremamente sensível, e a exposição a ruídos muito altos pode danificar seriamente nossa audição.

No caso do trabalho não se tem muito segredo, sendo somente indicado o uso de protetores auriculares, que são importantes nesse sentido e podem fazer com que o impacto seja muito menor.

O ideal é que a empresa mesmo possa fornecer esse tipo de material, sendo algo obrigatório, e também um ponto que é ideal para o seu controle da saúde do seu ouvido de maneira mais ampla, dando também suporte com palestras, mostrando o risco do não uso.

Caso a empresa não ofereça esse tipo de suporte é indicado que você mesmo compre e utilize o protetor nesses ambientes, que é um tipo de material obrigatório para evitar a exposição a ruídos que são prejudiciais para a nossa saúde.

Procure um especialista para avaliação

Para que você também evite que o problema se agrave ou possa dar os primeiros sinais, é ideal é que você faça um acompanhamento com um especialista que vai justamente lhe indicar o melhor tratamento, assim como o melhor método de prevenção.

Para quem trabalha em locais que possuem esse tipo de condição, é muito importante que estejam regularmente no médico para a avaliação do seu quadro, que é de extrema relevância para a precaução e cuidado com sua audição.

O ideal é que seja feita uma avaliação pelo menos de seis em seis meses, a depender do grau de ruído a que o indivíduo está exposto, para que seja feita uma análise constante de sua condição auditiva de maneira geral.

Conte com os melhores especialistas

Para a prevenção e o tratamento, você precisa contar com os melhores profissionais, equipamentos modernos e um tratamento que realmente consiga dar conta da complexidade que é o tema e possa dar os melhores direcionamentos.

A Direito de Ouvir é uma opção para quem busca profissionais altamente qualificados e que também preservam o atendimento de qualidade, de maneira que você tenha um tipo de acompanhamento ideal para a sua situação.

Além disso, todos os tratamentos utilizados pela equipe são os mais modernos e indicados para todas as situações, preservando, dentre outras coisas, o seu processo pessoal, cuidando do caso a caso.

Com um tratamento especializado e também com a melhor equipe à sua disposição, você pode cuidar melhor da sua audição, passando por poucos momentos ruins e tendo uma atenção indicada para a sua saúde auditiva.


Marcadores
Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las