Cláudio Fonseca
Por Cláudio Fonseca
Otorrino Especialista

21 de fevereiro de 2018


0 compartilhamentos
Nenhum comentário

Fazer exercício físico previne perda auditiva

Adultos com mais de 70 anos de idade sofrem com a presbiacusia


Compartilhar

idoso exercicio

O exercício físico é bom para qualquer fase da vida, mas ele acaba sendo um aliado indispensável na prevenção de perda auditiva, a mais conhecida como presbiacusia a perda auditiva que está relacionada com a idade. Esse dado positivo foi revelado por uma pesquisa da Universidade da Flórida, pesquisadores analisaram dois tipos de ratos: os que se exercitavam e os que não faziam nenhum tipo de exercício.


O estudo revelou que, com o passar do tempo, os ratos que não praticavam atividades perderam importantes estruturas do sistema auditivo, que são as células ciliadas e capilares estriados em um número mais alto que os outros roedores que se exercitavam.

A pesquisa identificou uma taxa de 20% de perda auditiva entre em ratos sedentários contra apenas 5% de perda em ratos fisicamente ativos.

Entenda por que a perda auditiva acontece com a idade

A perda auditiva relacionada à idade afete cerca de 70% dos adultos com 70 anos ou mais. Ela ocorre por uma questão natural: a perda das células ciliadas, os capilares estriados e o gânglio espiral no sistema coclear da orelha.

Não deixe sua saúde auditiva para depois. Teste um aparelho auditivo totalmente Grátis este mês na Direito de Ouvir!

Número de testes limitado a 250 por mês, restam .


Essas estruturas têm um papel fundamental na audição: as células ciliadas se movimentam com o som, os capilares estriados alimentam o sistema auditivo com oxigênio e gânglio espiral encaminha o som da cóclea para o cérebro.

Cuidados ao se exercitar!

Apesar dos exercícios físicos serem benéficos e estarem relacionados à conservação da perda auditiva, é preciso ter alguns cuidados durante as atividades:

•Se você gosta de correr ou malhar com fones de ouvido, faça com o volume moderado. Com a oxigenação provocada pela circulação sanguínea, o ouvido fica mais sensível aos sons altos.

• O mesmo vale para o som da academia. Se você malha em um lugar barulhento, é preciso usar o protetor auricular.

• Para quem pratica natação, a dica é usar protetores e secar bem o ouvido para evitar infecções.

• Faça exames periódicos para saber como anda sua saúde auditiva e geral.

Quer saber como anda sua saúde auditiva? Agende uma consulta

https://www.direitodeouvir.com.br/agende-sua-consulta