Quais os cuidados para a limpeza do ouvido?

Limpar a cera do ouvido pode ser extremamente perigoso para a sua audição


Compartilhar

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo.

Quando colocamos na cabeça que precisamos “limpar os ouvidos”, automaticamente surge a ideia de pegar um cotonete e tirar toda a cera contida dentro do canal auditivo. Essa cera – ou cerume – são pequenas secreções produzidas pelo nosso sistema de audição e tem uma tonalidade muitas vezes marrom escura.


O que as pessoas geralmente não sabem, é que a cera é um suporte para a boa manutenção e funcionamento do seu canal auditivo. Isso porque a sua estrutura consegue captar pequenas partículas de sujeira presentes no ouvido, criando um escudo contra possíveis infecções ou doenças provenientes dessas sujeiras. Essa estrutura do cerume também serve como uma barreira para deter partículas de água que possivelmente possam vir a entrar no canal auditivo junto com outras impurezas.

Além disso, a cera consegue criar um aspecto de lubrificação e evita possíveis ressecamentos do canal auditivo.

Não deixe sua saúde auditiva para depois. Teste um aparelho auditivo totalmente Grátis este mês na Direito de Ouvir!

Número de testes limitado a 250 por mês, restam .


Cuidados diários com os ouvidos

A única limpeza recomendada por especialistas é a feita externamente ao ouvido. É aconselhável que se utilize apenas toalhas ou papel higiênico para esse tipo de limpeza e ir apenas até onde o dedo tiver alcance. A utilização de cotonetes ou qualquer outro tipo de objeto pode ocasionar na perfuração no tímpano, ou seja, deve-se evitar a utilização afim de preservar a saúde do canal auditivo. Um método é evitar o uso de cotonetes e objetos perfurantes que tem mais alcance.

O uso de fones de ouvido também aumenta a produção de cerume. A limpeza dessa cera deve ser feita apenas com os objetos aqui citados, o restante das impurezas é automaticamente eliminada pelo próprio organismo.

Porém, há pessoas com fortes reclamações de grande quantidade de cera nos ouvidos. Isso pode acontecer por determinados fatores e deve ser realizada uma visita a um médico otorrinolaringologista para a devida limpeza. Não é recomendado nenhum tipo de limpeza caseira nesses casos, consulte diretamente um especialista.

Quando procurar um profissional?

Como comentamos neste artigo, não é recomendado uma limpeza rotineira do cerume todos os dias, visto que o mesmo age como uma forma de proteção no canal auditivo. Essa cera deve ser apenas removida quando causar desconfortos diários no indivíduo, entupimento das vias da audição e dificuldade em escutar alguns sons.

Na presença de alguns desses sintomas, deve-se procurar um especialista o mais rápido possível, pois ele saberá realizar a devida limpeza sem prejudicar o sistema auditivo. Também não é recomendado fazer lavagens caseiras sem a ajuda de um profissional pois pode acarretar em possíveis infecções e até perfuração do tímpano.

Canal auditivo que produz cera em excesso

Algumas pessoas apresentam um canal auditivo mais estreito, o mesmo que pode dificultar na eliminação das impurezas presentes no ouvido. Outras pessoas produzem cera em excesso sem motivos aparentes.

É necessário se atentar ao uso de cotonetes, fones de ouvido e outros objetos finos e perfurantes pois podem empurrar o cerume para dentro, bloqueando a passagem do canal auditivo. Procure sempre um profissional responsável caso sinta que há sujeiras em excesso e não utilize nada sem as devidas precauções.