Por Direito de Ouvir

30 de August de 2018

Como escolher o Aparelho Auditivo certo?

Antes de comprar o aparelho auditivo, é preciso considerar alguns fatores importantes

30 de August de 2018


Se você tem algum problema auditivo, o uso de aparelhos pode ser uma boa opção para recuperar sua qualidade de vida.

Mas como saber qual o aparelho auditivo ideal para o seu caso? Existem vários tipos de aparelhos e, embora todos realizem a mesma função, que é amplificar o som, existem variações para cada modelo.


A seguir, conheça algumas dicas que vão ajudar a encontrar o tipo de aparelho mais indicado para você.

O que levar em consideração

Ao decidir encarar o problema auditivo e buscar uma solução, você precisará encontrar bons profissionais para ajudar no processo. Dedicamos um tópico deste artigo apenas para falar sobre a importância de encontrar o profissional correto, então não deixe de acompanhar todo o texto.

O médico ou fonoaudiólogo vai guiar você para certificar que a escolha do aparelho corresponda a todas as suas expectativas. Para isso, o profissional vai precisar saber algumas informações sobre você.

Tipo de perda auditiva

O diagnóstico será o fator principal para definir o aparelho auditivo ideal. Após realizar a audiometria – exame que avalia a sua capacidade de audição – o profissional vai analisar os sintomas da perda de audição e será possível identificar a causa da perda auditiva e a sua gravidade.

A perda auditiva pode ser classificada nos seguintes níveis: leve, moderada, severa e profunda. Cada tipo de aparelho proporciona melhores resultados para um nível de perda de audição.

Estilo de vida

A sua rotina e as atividades de que você desempenha também tem grande influência na definição do aparelho auditivo.

Considere, por exemplo, se você tem contato com muitas pessoas durante o dia, se frequenta ambientes com barulho muito alto, se pratica esportes ou tem uma vida mais tranquila.

Essas informações ajudam a definir suas necessidades para que você aproveite melhor os momentos de trabalho e lazer.

Tipos de aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos amplificam os sons e ajudam você a ouvir os tipos de sons que antes tinha dificuldade. A maioria dos modelos é digital e funciona com uma bateria especial.

É recomendável fazer testes gratuitos, como o oferecido pela Direito de Ouvir. Assim, você já começa a se adaptar com o aparelho antes de realizar a compra.

As próteses variam em preço, tecnologia, tamanho, características especiais e como são colocadas no ouvido. A seguir, veja os principais modelos de aparelhos auditivos.

Micro Canal (CIC)

Esse é um tipo de aparelho interno, moldado para caber dentro do canal auditivo. É ideal para pacientes com perda auditiva leve a moderada e deseja uma prótese discreta.

O modelo não é indicado para quem possui um canal auditivo muito estreito e com sintomas de perda de audição relacionados ao excesso de cera ou otite, pois isso pode entupir o alto-falante.

Intra Canal (ITC)

O aparelho auditivo ITC é moldado para caber parcialmente no canal auditivo. É um modelo discreto, mas ainda é visível na orelha externa.

Esse modelo é recomendado para casos de perda auditiva leve a moderada e também não é indicado para pessoas com histórico de excesso de cera ou otite.

Retroauricular (BTE)

O BTE é um dos aparelhos auditivos mais tradicionais. Ele é um modelo externo, conectado por uma caixa com componentes eletrônicos na parte de atrás da orelha. Um tubo conecta o aparelho a algo parecido com um fone de ouvido ajustado na parte interna do canal auditivo.

Esse tipo de prótese é recomendado para pacientes com perda de audição leve a profunda.

Mini Retroauricular (MBTE)

O seu funcionamento é similar ao retroauricular convencional, porém é menor e ainda mais potente.

O MBTE é indicado para perda leve a severa e é bastante utilizado por crianças por causa do seu tamanho e peso reduzidos.

Open Fit

Esse modelo é extremamente discreto. O Open Fit possui um tubo fino atrás da orelha e recebe esse nome porque mantém o canal auditivo aberto. Isso permite que os sons de baixa frequência entrem no ouvido naturalmente e os sons de alta frequência sejam amplificados por meio do aparelho.

É indicado para pessoas com perda auditiva leve, quando a causa da perda de audição é o excesso de ruídos ao longo da vida.

Ric

Esse modelo é semelhante ao aparelho retroauricular com alto-falante ou receptor no canal auditivo. Nesse caso, um fio minúsculo conecta as peças, o que o torna bem discreto e confortável.

O Ric é indicado em casos de perda auditiva leve a moderadamente severa.

Recursos Adicionais

Depois de escolher o estilo do aparelho você pode considerar alguns recursos opcionais para melhorar a sua experiência auditiva.

Redução de Ruídos

Se você frequenta lugares com muitos ruídos, deve considerar esse recurso. Todos os aparelhos possuem redução de ruídos, mas se achar necessário, opte por um modelo que tenha essa opção em um nível avançado.

Conectividade

Graças à alta tecnologia empregada nos aparelhos auditivos, é possível integrar as próteses com dispositivos compatíveis com Bluetooth ou Wireless.

Sons de celulares, televisões, aparelhos de som podem ser reproduzidos diretamente no seu aparelho auditivo.

Isso proporciona muito mais facilidade, já que hoje em dia quase todo mundo está sempre conectado, não é mesmo?

Controle Remoto

Esse dispositivo permite controlar as configurações do seu aparelho auditivo na palma da mão, sem precisar tocar na prótese.

Orientação do Fonoaudiólogo

Mesmo sabendo todas essas informações, é indispensável o acompanhamento do fonoaudiólogo durante esse processo.

O profissional vai entender seu problema auditivo, a causa da perda de audição, suas necessidades e prioridades para direcionar o tipo de aparelho auditivo para o seu caso.

Além disso, o fonoaudiólogo precisa fazer ajustes pra adaptar o dispositivo para você para assim, amenizar ao máximo os sintomas de perda de audição.

Se você não tem um fonoaudiólogo de confiança, conheça a Rede de Clínicas Direito de Ouvir. Além de encontrar aparelhos auditivos de alta tecnologia com facilidade de pagamento, a rede possui fonoaudiólogos credenciados em todo país.

Assim, fica muito mais fácil encontrar suporte profissional de qualidade e melhorar significativamente sua experiência auditiva.


Marcadores
Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las