Qual a importância do teste de audição?

O descobrimento precoce de uma possível perda auditiva pode evitar danos


Compartilhar

Com qual frequência você costuma ouvir músicas, assistir vídeos e suas séries favoritas com os fones de ouvido? Se sua resposta foi frequentemente, é importante ter o conhecimento que toda essa exposição a esses ruídos intensos podem acarretar danos às células nervosas do aparelho auditivo, e consequentemente gerar distúrbios e até mesmo a surdez irreversível.


Uma das principais formas de identificar qualquer tipo de distúrbio auditivo, assim como o grau em que se encontra, é através do teste de audição, também conhecido como audiometria, que tem como principal função avaliar a qualidade de audição de cada indivíduo.

Ao detectar qualquer tipo de anormalidade durante o exame, o médico especialista irá medir o grau e o tipo de alteração que foi encontrada, assim como também irá orientar o paciente sobre o tratamento que deverá ser realizado a fim de evitar o seu agravamento.

Por que e quando realizar o teste auditivo?

Apenas no Brasil, existem mais de 10 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência auditiva, e são muitas as causas que levam indivíduos de várias idades a perda auditiva, por isso é tão fundamental buscar acompanhamento no primeiro sinal de dificuldade para ouvir.

Não deixe sua saúde auditiva para depois. Teste um aparelho auditivo totalmente Grátis este mês na Direito de Ouvir!

Número de testes limitado a 250 por mês, restam .


Muitas pessoas acabam deixando para depois ou simplesmente buscam realizar o teste de audição apenas quando o caso se apresenta de forma mais intensa, o que na maioria das vezes pode estimular em complicações ainda maiores, como a surdez permanente.

O teste de audição deve ser inserido anualmente em sua lista de check-up, mesmo que você não apresenta sintoma algum. Este exame é capaz de detectar distúrbios silenciosos que se apresentam discretamente até sua evolução, e quando identificados de forma precoce, podem ser corrigidos de forma simples com os aparelhos auditivos.


A importância da audiometria

Sempre existiu uma determinada relevância no que diz respeito à audiometria, mas com a evolução do mundo como conhecemos hoje, se torna cada vez mais vital o acompanhamento e cuidados com o sistema auditivo. Isso porque estamos constantemente expostos a poluição sonora, principalmente nas grandes cidades.

Os sons durante o percurso ao trabalho, faculdade, casa, como buzinas, músicas, pessoas, motores, parecem simples devido ao hábito, mas são um grande mal para os nossos ouvidos.

Quando aliados aos maus hábitos que adquirimos ao longo dos anos, como excesso de conversas ao telefone, fones de ouvido com volume máximo e exposição em ambientes com alta frequência sonora sem a devida proteção, são uma das principais causas da perda auditiva moderna.

Diante de todos esses riscos cotidianos, é extremamente essencial que o teste auditivo seja realizado pelo menos de forma anual, como principal meio de prevenção e tratamento, evitando danos maiores e garantindo o direito de ouvir para todos.