Aparelhos auditivos x Amplificador de som - Entenda a diferença

Por Gabriela Bandoni
Fono Especialista

06 de março de 2018


0 compartilhamentos
Nenhum comentário

Aparelhos auditivos x Amplificador de som

Apenas o aparelho auditivo é indicado para quem tem deficiência auditiva


Compartilhar

Os aparelhos auditivos e amplificadores de som pessoais podem melhorar a capacidade de ouvir. Os dois aparelhos são úteis e em algumas partes são semelhantes, mas existe uma diferença importantíssima entre eles. Apenas o aparelho auditivo é indicado para quem tem deficiência auditiva.

É importante esclarecer que só deve comprar um amplificador de som quem não tiver perda auditiva constatada. Se existe uma suspeita de perda de audição o indicado é procurar um profissional para fazer uma avaliação do caso.


Optando por um amplificador de som o paciente pode trazer mais danos à sua audição. Pois o amplificar não trata o problema, como consequência, pode gerar um atraso num possível tratamento e complicações.

Entenda a diferença

Em março de 2009, a FDA emitiu orientações descrevendo como aparelhos auditivos e dispositivos de amplificação de som pessoais são diferentes. A definição final é que um aparelho auditivo é um dispositivo destinado a corrigir a deficiência auditiva.

Não deixe sua saúde auditiva para depois. Teste um aparelho auditivo totalmente Grátis este mês na Direito de Ouvir!

Número de testes limitado a 250 por mês, restam .


Já os amplificadores não têm como função diminuir ou tratar o problema auditivo. A função do amplificador, é apenas amplificar sons no ambiente, esse tipo de aparelho é indicado para pessoas que não possuem perda auditiva.

Alerta!

Se existe uma suspeita de perda auditiva em qualquer grau é preciso realizar um teste com um profissional especializado para diagnosticar o problema. Caso seja confirmada a perda auditiva, será necessário realizar uma avaliação médica completa. Dê preferência por um especialista em ouvido, para identificar eventuais causas tratáveis de perda auditiva.

Sintomas de perda auditiva

• Você precisa aumentar o volume da TV ou rádio mais do que as outras pessoas necessitam

• Consegue ouvir melhor apenas de um lado

• As pessoas dizem que você está gritando quando você falar com eles

• Conversa fazendo muitos gestos

• Muitas vezes você pede às pessoas repetirem a fala porque você não pôde ouvi-las ou compreendê-las, especialmente em grupos ou quando há ruído de fundo

• Você tem que se esforçar para ouvir

Tire sua dúvida! Agende uma consulta