Por Direito de Ouvir

12 de December de 2017

Você sabia? Zumbido afeta o cérebro

Conhecido como tinnitus, zumbido afeta região cerebral específica

12 de December de 2017


As mudanças ocasionadas por tinnitus fazem com que o cérebro se torne menos conectado com essa rede neural no cérebro, a qual é usada quando a pessoa relaxa. E isso afeta as pessoas que têm tinnitus, de um modo negativo, uma vez que elas se tornam mais cansadas e distraídas. Esses são dados de um estudo americano.

Por que tinnitus faz você sentir-se cansado(a) e distraído(a)?

Usando ressonância magnética nos pacientes, o estudo revelou que tinnitus estava numa região específica do cérebro, chamada de precuneus. Essa parte do cérebro está conectada à duas redes, relacionadas inversamente ao cérebro chamadas de região do lobo frontal e região do lobo parietal.

•    Lobo Frontal: Essa parte do cérebro é ativada quando algo chama a atenção de uma pessoa.

•    Lobo Parietal: Essa parte do cérebro funciona como algo “distante”, ou seja, a função do cérebro ocorre quando a pessoa encontra-se em estado de repouso, e quando não está pensando em algo específico.

A região do cérebro precuneus de uma pessoa com tinnitus crônico, estava mais relacionada com a lobo frontal e menos com a lobo parietal. Isso significa dizer que pessoas com tinnitus não são realmente mais distraídas quando descansam, e isso explica o motivo pelo qual muitas pessoas sentem-se cansadas. Além disso, as pessoas com tinnitus crônicos podem experimentar problemas de concentração devido à atenção delas estar mais voltada para tinnitus do que necessário, e desse modo, a atenção para outras coisas é diminuída.

Comprovação de tinnitus
Não são apenas os dados do estudo que ajudam às pessoas a entenderem outras com tinnitus, mas eles fornecem também uma corroboração acerca da experiência dessas pessoas com tinnitus.

“Isso é uma prova para pacientes com tinnitus, as quais são reais e invariáveis”. O estudo teve como responsável Fátima Husain. Professora da Universidade de IlIinois (University of Illinois) nos Estados Unidos.

O uso de seu cérebro influencia tinnitus
Algumas pessoas têm se adaptado aos sintomas de tinnitus, e experimentado menos angústia. A experiência de diminuição de “stress” ocorre devido ao fato desses pacientes usarem diferentes regiões quando processam informações emocionais, afirma a Professora responsável pelo estudo, Husain, que descobriu isso em outra pesquisa feita na Universidade de IIIilinois, nos Estados Unidos. Esses pacientes usaram mais o lobo frontal e o fato desses pacientes terem usado mais o lobo frontal, possibilitou o controle emocional, responsabilizando e reduzindo também o estresse causado por tinnitus, revelou o estudo.

Deficiência auditiva causa alteração na mente

Um outro estudo americano afirma que o cérebro se reorganiza quanto à deficiência auditiva, mesmo após três meses de se apresentar deficiência auditiva leve. Desse modo, os sentidos como visão e tato começam a ter controle, na mente, sobre a audição. E isso causa cansaço e problema relacionado à concentração. Apesar da rápida reorganização, o cérebro pode voltar ao estado normal após 30 dias com o uso de aparelhos auditivos.

O estudo “Connectivity of precuneus to the default mode and dorsal attention networks: A possible invariant marker of long - term tinnitus” foi publicado em agosto de 2017 pela revista científica NeuroImage: Clinical in August 2017.


Fonte: Hear-it.org


Marcadores
Zumbido
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las