Usuários de aparelhos auditivos estão satisfeitos

O uso dos aparelhos auditivos traz vantagens que vão muito além da reabilitação auditiva

O uso dos aparelhos auditivos traz vantagens que vão muito além da reabilitação auditiva. Eles afastam doenças, aumentam a longevidade e melhoram a qualidade de vida.  Por isso que até 84% dos usuários de aparelhos auditivos estão satisfeitos com suas próteses, conforme uma pesquisa realizada.

Dados de sete países mostram que a porcentagem de pessoas que estão satisfeitas com seus aparelhos auditivos variam de um país para outro. Em seis países europeus a cifra de satisfação varia de 84% na Suíça para 70% na Itália. Em geral, oito de dez usuários estão satisfeitos com seus aparelhos auditivos, entre eles, alguns estão muitos satisfeitos,  outros satisfeitos e outros relativamente satisfeitos.

Uma pesquisa semelhante realizada nos Estados Unidos em 2008 (MarkTrak VIII) mostrou que 74% dos usuários de aparelho auditivo estão satisfeitos com seus aparelhos.

Idade e uso de aparelhos auditivos

O estudo também mostrou que quanto mais novo for o aparelho auditivo e mais horas de uso forem utilizadas, maior será o grau de satisfação. A pesquisa foi realizada na Itália, Reino Unido, França, Alemanha, Suíça, Noruega e Japão, em 2012. Os dados foram publicados num artigo sobre EuroTrak e JapanTrak numa pesquisa realizada em 2013, The Hearing  Review March 2013.

Benefícios de usar o aparelhos auditivos

Os benefícios de usar um aparelho auditivo realmente estão muito além da audição. Um estudo publicado pela Oxford Journals desenvolvido por uma equipe de investigadores da Islândia, mostrou que idosos com perda auditiva têm uma taxa de mortalidade mais elevada do que aqueles que usam aparelhos auditivos.

Outra vantagem muito importante das próteses auditivas está na capacidade de afastar doenças. Você sabia que a cada 10 decibéis perdidos de audição, o risco de demência cresce 27%? É que, segundo uma pesquisa a Faculdade de Medicina Johns Hopkins, dos stados Unidos, pessoas idosas com problemas de surdez têm mais chances de desenvolver demência.

O aparelho auditivo melhora o equilíbrio dos idosos, favorece o convívio social e ajuda a resgatar a qualidade de vida que fica perdida quando as pessoas param de escutar. Conheça mais motivos para usar aparelhos auditivos aqui.

Como vencer a vergonha de usar aparelhos auditivos

Ok, você já entendeu o quanto os aparelhos auditivos podem ser importantes para a sua vida, mas ainda esbarra na vergonha de usá-los? Não tem problema, nós ajudamos você!

Uma dica importante é pensar por qual razão os aparelhos auditivos são importantes para você. Faça uma lista do que eles trazem do bom para a sua vida, como refletem no seu relacionamento com as pessoas que convivem com você – sim, porque a perda auditiva tem um impacto para todos os que te cercam. Com todos estes pontos em mãos, reflita: tudo isso é mais importante do que o que as pessoas podem pensar sobre o seu aparelho auditivo?  É claro que não!

Confira dicas para ajudar a vencer essa barreira e aproveitar tudo de bom que os aparelhos auditivos podem te oferecer.


Baseado em: www.port.hear-it.org

Continue lendo
Aparelhos auditivos

Mais do Blog

Aparelhos auditivos4 meses atrás

Conserto e manutenção dos aparelhos auditivos

Saiba como prolongar a vida útil das suas próteses auditivas

Aparelhos auditivos, Perda auditiva4 meses atrás

Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?

Conheça os sinais que podem indicar que uma pessoa sofre de perda auditiva

Aparelhos auditivos4 meses atrás

Cinco motivos para usar aparelho auditivo

Afastar doenças e melhorar a qualidade de vida são dois dos benefícios das próteses

Aparelhos auditivos4 meses atrás

Pilhas de aparelhos auditivos: conheça os tipos

Conheça os tipos de pilhas de aparelhos auditivos e sua durabilidade

Aparelhos auditivos3 meses atrás

Aparelho auditivo e telefone celular juntos?

Novas tecnologias permitem o uso dos aparelhos auditivos com o telefone celular

Aparelhos auditivos3 meses atrás

Espera por aparelho auditivo no SUS chega a 7 anos

Em algumas cidades pessoas podem esperar até 7 anos para conseguir aparelho auditivo