Gabriela Bandoni
Por Gabriela Bandoni
Fono Especialista

02 de março de 2015


0 compartilhamentos
Nenhum comentário

Surdez: quais as causas? Como é o tratamento?

O primeiro passo é identificar se realmente você está com dificuldade para ouvir


Compartilhar

O tratamento da surdez depende da causa. O primeiro passo é identificar se realmente você está com dificuldade para ouvir. Neste processo algumas perguntas podem ser úteis:

- Você sente que a sua audição diminuiu nos últimos tempos?

- Está com dificuldade para acompanhar conversas em grupo?

- Ouve mas não entende o que as pessoas dizem?

- Amigos ou familiares disseram que você tem ouvido rádio ou televisão em um volume muito acima da média?

- Sente algum incômodo ou ouvido entupido?

Se você respondeu "sim" para a maioria destas perguntas, há chances de você estar com problemas de audição. O que fazer? Você pode fazer nosso teste auditivo online, mas  o ideal é procurar um otorrinolaringologista que possa fazer os exames para diagnosticar as causas da surdez. Confira a seguir causas muito frequentes de surdez e como funcionam os tratamentos.

Tipos de surdez


Surdez neurossensorial - É quando ocorre lesão nas células nervosas e sensoriais que levam o estímulo do som da cóclea até o cérebro. As doenças que atingem a cóclea e o nervo auditivo raramente têm tratamento.

Surdez por condução - Este tipo de perda acontece quando há algo bloqueando a passagem do som da orelha externa até a orelha interna. Ela pode ocorrer pelo rompimento do tímpano, excesso de cera que se acumula no canal auditivo, introdução de algum material no canal auditivo.c

Surdez central - Também chamada de presbiacusia, ela ocorre à medida que envelhecemos por conta do desgaste natural do sistema auditivo.


Causas e tratamentos para a surdez

Acúmulo de cera no ouvido

Se a perda auditiva for devido a um grande acúmulo de cera no canal do ouvido, o médico simplesmente fará a remoção usando o instrumental do consultório. Você pode tirar o cerume em casa? Não, esqueça o uso de hastes flexíveis, elas podem empurrar ainda mais a cera para o conduto auditivo e bloquear o tímpano.

Presbiacusia

Com o passar dos anos, as células ciliadas auditivas vão se desgastando, o que vai gerar a surdez. Essa perda auditiva provocada pela idade é a chamada presbiacusia. Normalmente, esses casos podem ser solucionados com o uso de aparelhos auditivos, conhecidos popularmente como aparelhos de surdez.

Tímpano perfurado

Nas perfurações timpânicas e nas lesões ou fixação dos ossículos (martelo, bigorna, estribo) o tratamento é cirúrgico. Nos casos de secreção acumulada atrás do tímpano (otite secretora) por mais de 90 dias, sem melhora da audição, a cirurgia também está indicada. Você pode saber mais sobre tímpano perfurado aqui!

Não deixe sua saúde auditiva para depois. Teste um aparelho auditivo totalmente Grátis este mês na Direito de Ouvir!

Número de testes limitado a 250 por mês, restam .


Doença de Ménière

Na doença de Meniére o tratamento é clínico e, às vezes, cirúrgico. Em casos de tumores, o tratamento indicado pode ser essencialmente cirúrgico, radioterápico ou radio cirúrgico.Muitos pacientes têm indicação de aparelhos auditivos (aparelhos de surdez), cuja função é amplificar os sons.Para aqueles pacientes com surdez severa e profunda que não se beneficiam com esses aparelhos está indicado o uso do implante coclear. Os implantes cocleares são sistemas eletrônicos implantados cirurgicamente, que têm a função de transmitir estímulos elétricos ao cérebro através do nervo auditivo. No cérebro esses estímulos elétricos são interpretados como sons.