Por Direito de Ouvir

02 de março de 2015

Surdez: quais as causas? Como é o tratamento?

O primeiro passo é identificar se realmente você está com dificuldade para ouvir

02 de março de 2015


O tratamento da surdez depende da causa. O primeiro passo é identificar se realmente você está com dificuldade para ouvir. Neste processo algumas perguntas podem ser úteis:


- Você sente que a sua audição diminuiu nos últimos tempos?
- Está com dificuldade para acompanhar conversas em grupo?
- Ouve mas não entende o que as pessoas dizem?
- Amigos ou familiares disseram que você tem ouvido rádio ou televisão em um volume muito acima da média?
- Sente algum incômodo ou ouvido entupido?

Se você respondeu "sim" para a maioria destas perguntas, há chances de você estar com problemas de audição. O que fazer? Você pode fazer nosso teste auditivo online, mas o ideal é procurar um otorrinolaringologista que possa fazer os exames para diagnosticar as causas da surdez. Confira a seguir causas muito frequentes de surdez e como funcionam os tratamentos.

Tipos de surdez

Surdez neurossensorial - É quando ocorre lesão nas células nervosas e sensoriais que levam o estímulo do som da cóclea até o cérebro. As doenças que atingem a cóclea e o nervo auditivo raramente têm tratamento.

Surdez por condução - Este tipo de perda acontece quando há algo bloqueando a passagem do som da orelha externa até a orelha interna. Ela pode ocorrer pelo rompimento do tímpano, excesso de cera que se acumula no canal auditivo, introdução de algum material no canal auditivo.

Surdez central - Também chamada de presbiacusia, ela ocorre à medida que envelhecemos por conta do desgaste natural do sistema auditivo.



Causas e tratamentos para a surdez

Acúmulo de cera no ouvido

Se a perda auditiva for devido a um grande acúmulo de cera no canal do ouvido, o médico simplesmente fará a remoção usando o instrumental do consultório. Você pode tirar o cerume em casa? Não. Esqueça o uso de hastes flexíveis, elas podem empurrar ainda mais a cera para o conduto auditivo e bloquear o tímpano.

Presbiacusia

Com o passar dos anos, as células ciliadas auditivas vão se desgastando, o que vai gerar a surdez. Essa perda auditiva provocada pela idade é a chamada presbiacusia. Normalmente, esses casos podem ser solucionados com o uso de aparelhos auditivos, conhecidos popularmente como aparelhos de surdez.

Tímpano perfurado

Nas perfurações timpânicas e nas lesões ou fixação dos ossículos (martelo, bigorna, estribo) o tratamento é cirúrgico. Nos casos de secreção acumulada atrás do tímpano (otite secretora) por mais de 90 dias, sem melhora da audição, a cirurgia também está indicada. Você pode saber mais sobre tímpano perfurado aqui!

Doença de Ménière

 Na doença de Meniére o tratamento é clínico e, às vezes, cirúrgico. Em casos de tumores, o tratamento indicado pode ser essencialmente cirúrgico, radioterápico ou radio cirúrgico. Muitos pacientes têm indicação de aparelhos auditivos (aparelhos de surdez), cuja função é amplificar os sons. Para aqueles pacientes com surdez severa e profunda que não se beneficiam com esses aparelhos está indicado o uso do implante coclear. Os implantes cocleares são sistemas eletrônicos implantados cirurgicamente, que têm a função de transmitir estímulos elétricos ao cérebro através do nervo auditivo. No cérebro esses estímulos elétricos são interpretados como sons.

 


Marcadores
Tratamento para a surdez
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las