Por Direito de Ouvir

11 de March de 2021

Livre-se da pressão nos ouvidos

Atentem-se as causas e tratamentos

11 de March de 2021


Quando ocorre a diferenciação de pressão entre o meio ambiente e o ouvido médio ocorre o que chamamos de “sensação de ouvido tampado”.

Para podermos nos livrar dessa pressão nos ouvidos, existem métodos simples que ajudam aliviar essa sensação e fazem com que a pressão do ar volte ao normal. São os seguintes movimentos:

● Abrir e fechar a boca;
● A mastigação;
● Bocejar algumas vezes;
● Deglutir;
● Beber água;
● Tampar a boca e o nariz fazendo movimentos como se fosse espirrar;
● Manobra de valsalva.

Exemplos de Pressão no Ouvido

- Quando mergulhamos podemos ficar com a sensação de ouvido entupido, principalmente ao atingir certa profundidade. Sendo assim, podemos inclinar a cabeça para o lado na tentativa de retirar o excesso de água do ouvido.

- Durante resfriados é natural que ocorra a redução da passagem de ar e a obstrução do tímpano, podendo durar por muitos dias, causando dores, pressão e infecção como otites.

- Também é muito comum a sensação de pressão causada pelo acúmulo de cera no conduto auditivo. Isso ocorre devido ao uso incorreto do cotonete, que empurra essa cera para dentro do ouvido, causando, além da pressão, a coceira e um grande desconforto.

- A labirintite é outro fator que pode ocasionar pressão no ouvido e zumbido e que, sem o tratamento adequado pode trazer um transtorno.

- Bruxismo e briquismo são distúrbios do sono comuns que levam ao entupimento nos ouvidos, zumbido e até dores. É importante procurar o tratamento mais adequado (nesse caso o odontológico), para que possa relaxar essas musculaturas o mais rápido possível. Geralmente são utilizadas placas dentarias para dormir.

Tratamento e recomendações

A pressão no ouvido ou a sensação de abafamento pode ser causada devido a um processo inflamatório no conduto auditivo, onde dificulta a chegada dos sons.

Em casos mais graves a pressão pode ser tão forte que é perigoso acontecer o rompimento do tímpano, causando sangramento e secreções. Esses casos estão relacionados a perda do equilíbrio, perda auditiva, tontura e zumbidos intensos.

Alguns exigem cirurgia dependendo de sua gravidade.

Uma dica importante é para as mães que estiverem viajando de avião com seus bebês: devido à altitude e por eles sofrerem mais com essa pressão, é recomendado que os coloque para mamar.

O ato de beber água, tomar um suco ou leite dos seios, faz com que eles não tenham dor e a pressão nos ouvidos. O movimento da deglutição exerce a função da entrada e saída de ar, fazendo com que a musculatura do tímpano relaxe.

É importante ressaltar que, quando se demora a passar o efeito de pressão no ouvido, mesmo você praticando todos os métodos simples para tentar aliviar o abafamento, e passa a sentir dores, incômodos e sensação de diminuição da audição, devemos procurar logo o otorrinolaringologista, porque talvez seja necessário tomar anti-inflamatórios ou antibióticos. Por isso é importante uma avaliação minuciosa e possíveis exames.

Eficácia do uso de Aparelhos Auditivos

Em alguns casos para uma melhor eficácia da diminuição do zumbido e a pressão nos ouvidos, serão indicados o uso do aparelho auditivo. Aparelho esse que preencha suas necessidades.

A amplificação do som causa um efeito de redução do zumbido, ocasionando um conforto para o cliente. Mas para isso, é necessário a visita a um fonoaudiólogo especializado e estamos sempre à disposição para atendê-los.


Fonoaudióloga Alana Cristina Pereira de Moura
CRFª 10.230

Marcadores
Curiosidades Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las