Porque não ter vergonha dos aparelhos auditivos

A surdez pode chamar mais atenção do que os aparelhos auditivos. Perca a vergonha!

Descobrir que tem perda auditiva pode ser uma surpresa e um desafio para a maioria das pessoas. São muitos os sentimentos que podem surgir a partir de um diagnóstico de surdez. Medo, impotência, sentimento de incapacidade, mas, principalmente, vergonha de usar os aparelhos auditivos. 

É comum que as pessoas procurem opções de próteses praticamente imperceptíveis ou que simplesmente pensem em ignorar a surdez em um primeiro momento. O problema é que o seu cérebro não pode esperar por um aparelho auditivo. Quanto mais o tempo passa, mais perceptível a surdez fica. Saiba porque você não deve ter vergonha de usar as próteses:

Saúde x insegurança

Lidar com a curiosidade alheia nem sempre é fácil. Os aparelhos auditivos podem despertar muitos olhares e alguns comentários desconcertantes. A insegurança e a vergonha muitas vezes começam também com o deficiente auditivo, que não sabe lidar com isso. Só que a questão é que a surdez também chama muita atenção. E pense bem: será que vale a pena ter vergonha de um aparelho que pode trazer tantos benefícios para a sua vida? A prótese auxilia não só a ouvir melhor, mas também a se comunicar melhor nas suas relações sociais, aumentando a sua autoestima.

Pese os prós e os contras 

Pense bem: de que maneira os aparelhos auditivos podem ser importantes para você. Faça uma lista do que eles trazem de bom para a sua vida, como refletem no seu relacionamento com as pessoas que convivem com você – sim, porque a perda auditiva tem um impacto para todos os que te cercam. Com todos estes pontos em mãos, reflita: tudo isso é mais importante do que o que as pessoas podem pensar sobre o seu aparelho auditivo?  Quais os contras? Tente encontrar algum... 

Personalize seu aparelho auditivo

Você se incomoda com a aparência dos seus aparelhos auditivos? Que tal personaliza-los? Dê só uma olhada nestes exemplos dados pela blogueira Paula Pfeifer, do Crônicas da Surdez, em reunião de pessoas que customizam suas próteses e implantes cocleares e as exibem por aí com muito orgulho. Leia aqui. Uma mãe britânica também ficou famosa ao customizar os aparelhos de seu filho com imagens de heróis. A ideia deu tão certo que acabou se tornando um negócio. Dê uma olhada aqui para se inspirar. 


Dê o primeiro passo

Na teoria perder a vergonha dos aparelhos auditivos pode ser mais difícil do que na prática. Realmente pode ser um desafio dar adeus à vergonha. Mas que tal começar usando o aparelho progressivamente? Comece pelas situações que incomodam menos e, aos poucos, vá ampliando o grau de dificuldade. Não se sinta mal por sentir medo ou vergonha. Encontre alguém para dividir estes sentimentos e que não deixe você desistir. Não desistir é fundamental.


Continue lendo
Aparelhos auditivos

Mais do Blog

Aparelhos auditivos9 meses atrás

Conserto e manutenção dos aparelhos auditivos

Saiba como prolongar a vida útil das suas próteses auditivas

Aparelhos auditivos, Perda auditiva9 meses atrás

Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?

Conheça os sinais que podem indicar que uma pessoa sofre de perda auditiva

Aparelhos auditivos9 meses atrás

Cinco motivos para usar aparelho auditivo

Afastar doenças e melhorar a qualidade de vida são dois dos benefícios das próteses

Aparelhos auditivos9 meses atrás

Pilhas de aparelhos auditivos: conheça os tipos

Conheça os tipos de pilhas de aparelhos auditivos e sua durabilidade

Aparelhos auditivos9 meses atrás

Aparelho auditivo e telefone celular juntos?

Novas tecnologias permitem o uso dos aparelhos auditivos com o telefone celular

Aparelhos auditivos9 meses atrás

Espera por aparelho auditivo no SUS chega a 7 anos

Em algumas cidades pessoas podem esperar até 7 anos para conseguir aparelho auditivo