Por Direito de Ouvir

05 de August de 2021

Fique atento aos sinais de perda auditiva infantil

O desenvolvimento da linguagem infantil pode ser prejudicado se tiver perda auditiva

05 de August de 2021


A audição é fundamental para o desenvolvimento da aquisição da linguagem. Mas quem apresenta a perda auditiva, principalmente crianças, pode ter atrasos de comunicação e aprendizado.

 A linguagem é representada em nossa sociedade pela fala, que começa a ser adquirida ainda na gestação, com a estimulação e envolvimento da mãe com seu bebê dentro da barriga. Após o nascimento, esses estímulos começam a ser reforçados pela família e pela comunicação com a sociedade. Assim, os bebês começam a tentar imitar os sons que estão ouvindo através de balbucios e quando vão crescendo, por meio da repetição daquilo que escutam.

 A realização do teste da orelhinha é essencial na triagem neonatal, para observar a capacidade auditiva do bebê, e um ter um diagnóstico precoce. Mas mesmo que o exame não indique nenhuma alteração, a deficiência auditiva pode aparecer tempos depois. Por isso, é muito importante estar atento aos sinais apresentados pelas crianças ou bebês que não reagem a estímulos como: não virar a cabeça quando chamado ou quando não procuraram um brinquedo sonoro que toca atrás dele, por exemplo.

 A linguagem também é base da comunicação, seja por gestos ou palavras. Quando existe uma falha nesse sistema, os problemas surgem e acabam dificultando a relação do indivíduo com a sociedade. Uma linguagem deficiente trás dificuldades de aprendizagem, principalmente em crianças, fazendo com que elas levem mais tempo para aprender a falar e se comunicar. 

 Precisamos estar sempre atento aos sinais de perda auditiva desde quando a criança nasce. Porque as causas para perda auditiva infantil podem variar entre hereditárias, otites recorrentes, infecções mal tratadas, uso de medicamentos sem orientação médica e doenças, tais como sarampo e meningite.

 As crianças com perda auditiva, apresentam dificuldades no aprendizado da linguagem verbal, o que gera atrasos na fala e compromete a linguagem escrita. Como por exemplo em crianças mais velhas, conseguimos notar a perda auditiva através do atraso de aquisição da fala, desatenção constante, pedidos de repetição do que foi dito, televisão em volume alto, ignorar o chamado das pessoas, troca de fonemas verbais e na escrita ou atraso escolar.

 Quando não se tem um diagnóstico precoce ou se o problema demora a ser identificado, maiores são as chances de a criança apresentar dificuldades de aprendizado, atraso na fala e de ter o relacionamento social prejudicado.

 Após identificado a perda auditiva, o tratamento deve ser iniciado de maneira prévia, assim todas as dificuldades serão amenizadas, contribuindo para um crescimento saudável.

 O acompanhamento profissional em fonoaudiologia é de extrema importância para esse processo, com terapias de reabilitação auditiva infantil para o desenvolvimento e evolução da criança com deficiência auditiva através de estratégias especificas para cada caso.

 Na maioria dos casos estes problemas têm tratamento com o uso de aparelhos auditivos ou implantes cocleares. O mais importante é a detecção e intervenção precoce ao tratamento para menores complicações e melhor desenvolvimento.

 Fonoaudióloga Giovanna Maia
CRFª: 6-7292


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Perda auditiva
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