Com fadiga e indisposição? Isso pode ser sinal da perda auditiva

Por Gabriela Bandoni
Fono Especialista

08 de fevereiro de 2019


0 compartilhamentos
Nenhum comentário

Fadiga e indisposição é sinal de perda auditiva

Existe uma explicação médica para o cansaço excessivo em pessoas com problemas auditivos


Compartilhar

Após um dia agitado, com muitas interações no ambiente de trabalho ou social você se sente exausto e sem vontade de levantar do sofá? Essa situação é bem comum em pessoas com problemas auditivos e, inclusive, pode acontecer por causa da perda auditiva.

Pode até não parecer, mas a dificuldade para ouvir caminha de mãos dadas com a fadiga e a indisposição durante o dia. Quer saber como? É só continuar a leitura!


Perda auditiva exige esforço mental

A fadiga e a indisposição são condições caracterizadas por um cansaço extremo, um resultado típico do esforço mental ou físico. Quando você não consegue entender com clareza o que as outras pessoas dizem, precisa se esforçar para compreender as falas ou fazer leitura labial.

Por causa da perda auditiva, o cérebro tem mais trabalho para processar as informações e preencher as letras e palavras que sua audição não consegue captar. É como se o cérebro de uma pessoa com perda auditiva tivesse o dobro de trabalho durante o dia.

Como consequência, o nível de estresse e ansiedade aumentam e, geralmente, resultam em uma descarga de adrenalina e tensão muscular que podem aumentar a sensação de esgotamento físico e/ou mental no final do dia.

Não deixe sua saúde auditiva para depois. Teste um aparelho auditivo totalmente Grátis este mês na Direito de Ouvir!

Número de testes limitado a 250 por mês, restam .


Lidando com fadiga e indisposição

Em um mundo cada vez mais barulhento, a fadiga e a indisposição associadas ao esforço para escutar pode ser um efeito colateral não só em pessoas com perda auditiva, como também naquelas com audição normal.

Felizmente, existem algumas maneiras para lidar com a sensação de cansaço ao longo do dia. Acompanhe.

Faça uma pausa

Nas situações em que sentir que sua audição está sobrecarregada, permita-se fazer uma pequena pausa para relaxar e distrair a sua mente dos ruídos. Você pode passear em uma rua tranquila, encontrar um local para fechar os olhos e relaxar por alguns minutos. Em vez de assistir televisão ou ouvir música no fone de ouvido, prefira atividades mais silenciosas, como a leitura. Se você usa aparelhos auditivos, retire-os por algum tempo todos os dias.

Pratique meditação

A meditação é um exercício essencial para manter o equilíbrio e bem-estar mental e físico. Essa técnica é gratuita, você pode fazer em qualquer lugar e apenas alguns minutos por dia são capazes de ajudar a desestressar e recuperar sua calma interior.

Aparelhos auditivos podem ajudar

Em grande parte dos casos de perda auditiva, os aparelhos auditivos podem ajudar a melhorar a compreensão auditiva e diminuir significativamente a fadiga e indisposição.

Além de amplificar a audição, a tecnologia presente nos aparelhos auditivos é capaz de reconhecer e diminuir o ruído de fundo, o que pode levar a uma escuta menos trabalhosa para o seu cérebro. Na Direito de Ouvir, por exemplo, existem diversos modelos de aparelhos auditivos com funcionalidades que proporcionam mais praticidade ao dia a dia do usuário.

Certifique-se de encontrar um bom profissional de audição e relate a sua sensação de fadiga e indisposição por causa da perda auditiva. Assim, ele poderá recomendar o melhor modelo de acordo com as suas necessidades.

Você pode descobrir mais sobre aparelhos auditivos e encontrar um fonoaudiólogo da Direito de Ouvir para explicar mais detalhes a você.