Por Direito de Ouvir

23 de November de 2017

Pai ouve voz da filha pela primeira vez

Situação ocorreu no Distrito Federal

23 de November de 2017


Na última sexta-feira (17) o Distrito Federal se sensibilizou com uma história de superação inacreditável. Tudo ocorreu graças a força e determinação do educador físico Eduardo Favaro.

Com 35 anos de vida, Favaro sofre de surdez profunda desde quando tinha 1 ano e 8 meses, época em que teve meningite. Mesmo com dificuldades, ele conta que aprendeu a ler, escrever e falar com ajuda de diversos profissionais. No entanto, o que ele deseja era poder escutar novamente.

Desde que foi diagnosticado com surdez, o educador sempre era informado pelos médicos que seu caso era irreversível, já que por conta da meningite, ele desenvolveu ossificação na parte interna do ouvido, e por isso os médicos se recusavam a operá-lo.  Contudo, graças a sua perseverança, Favaro sempre acreditou que voltaria a ouvir normalmente.


Esse sonho se tornou ainda mais intenso com o nascimento de sua filha, Maria Eduarda, que hoje está com 6 anos. Foi a gravação do momento em que Favaro escuta a voz da filha pela primeira vez que comoveu a todos e viralizou na web.

Eduardo conta que esse momento só foi possível graças ao implante coclear ao qual foi submetido pela equipe do Dr. Fayez Bahmad, otorrinolaringologista referência no mundo na área. O implante, realizado apenas no lado direito da cabeça de Favaro, ocorreu no dia 19 de Outubro, porém a ativação dos 22 eletrodos colocados dentro da cóclea foi feita somente no dia 17 de Novembro.

Considerada pela OMS como a cirurgia que mais melhora a qualidade de vida do ser humano, o implante coclear muda totalmente a vida dos pacientes. O procedimento dura em torno de duas a quatro horas e os pacientes recebem alta no dia seguinte. No entanto, devido ao período de cicatrização, a ativação só ocorre após um mês.

SAÚDE AUDITIVA

Especialistas afirmam que para manter a audição sempre saudável, é preciso realizar, pelo menos, uma visita ao fonoaudiólogo por ano. Esse ato auxilia na prevenção da perda auditiva e torna os tratamentos contra possíveis problemas mais eficazes.


Marcadores
Curiosidades Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las