Por Direito de Ouvir

02 de August de 2018

Fatos interessantes a respeito do ouvido humano

Nosso ouvido guarda muitas curiosidades

02 de August de 2018


Nosso ouvido guarda muitas curiosidades. Muitas delas são desconhecidas por nós. É possível, que ao ter algum problema auditivo, por exemplo, você tenha a dimensão do quanto ele é importante para as múltiplas funções do corpo e as diferenças que causa no nosso cotidiano.

Aqui apontaremos as curiosidades e fatos interessantes sobre o ouvido humano. Cada um deles com um ponto interessante a ser destacado. Assim, também traremos as consequências de um problema auditivo, por isso é importante estar atento, já que pode ser o seu caso.

Ele tem influência no paladar

Pode parecer estranho, mas existe sim relação do nosso ouvido com o nosso paladar. Poucas pessoas sabem e relacionam uma coisa com a outra, mas é uma das principais funções no nosso ouvido. O fato é que o tímpano está diretamente ligado ao cérebro e aos receptores da língua.

Por este motivo, quando é emitido o sinal ao cérebro, ele obrigatoriamente passa pelo tímpano. Qualquer problema auditivo decorrente de cirurgias ou disfunções, pode alterar significativamente a questão do paladar em si e provavelmente causar muito desconforto ao comer qualquer coisa.

O ouvido também possui ossos

Muita gente desconhece ou não sabe sobre esse fato. Mas é fato que o nosso ouvido possui três ossos importantes. O estribo é o menor deles e o mais essencial para a manutenção da audição. Se juntarmos todos os ossos do ouvido o tamanho que terão é o de uma moeda pequena.

Todos os três funcionam em conjunto para que o som circule livremente e possa ser captado perfeitamente. Além disso, o ouvido possui milhares de cílios que auxiliam a proteção desses ossos, que mesmo por sua composição, geralmente são muito frágeis e suscetíveis a fissuras.

Trabalho contínuo

Mesmo quando estamos dormindo o nosso ouvido está em pleno funcionamento. Todas as suas funções estão ativas e permanecem por um bom tempo.

Os ossos continuam a vibrar e captar ruídos, os cílios também exercem sua função de condução do som e proteção.

No entanto, o nosso cérebro, quando dormimos, costuma inibir alguns receptores, para que nenhum som atrapalhe o descanso.

Somente os barulhos mais intensos podem fazer com que acordemos de nosso sono. Por este motivo, qualquer problema auditivo pode ter impacto direto com a qualidade do nosso sono.

Ouvido também ajuda no equilíbrio

Às vezes é um pouco difícil imaginar que nosso ouvido nos ajuda a ficarmos equilibrados. Também não é para menos, só ouvimos que o mesmo só serve para captar sons e ruídos, sendo que existem muito mais funções nele do que aprendemos ou que temos acesso, e sabendo mais sobre o ouvido, podemos nos cuidar muito melhor, até para podermos andar.

No nosso ouvido existe um local chamado labirinto. Neste local a função da cóclea é tratar os sons captados, e do vestíbulo, que cuida do equilíbrio propriamente dito.

Qualquer inflamação ou tumor pode interferir diretamente no nosso equilíbrio. Um dos casos mais comuns é a labirintite, uma inflamação do labirinto que interfere diretamente em nosso equilíbrio.

Como a vaidade pode gerar problema auditivo

Muitas pessoas, acometidas de muita vaidade, costumam usar spray de cabelo. É verdade que muitos fazem o uso mais que exagerado e isso pode gerar um problema e tanto.

Caso ele acesse a área do ouvido, a cera, que é um produto natural e que serve como defesa do ouvido, pode endurecer e ter dificuldade de ser expelida pelo corpo.

Esse endurecimento da cera produzida pelo nosso próprio corpo pode danificar a nossa audição e até causar inflamações.

Por este motivo a vaidade deve ser usada com moderação, principalmente no que diz respeito ao uso de spray para os cabelos.

Limpeza

A limpeza do ouvido é algo que intriga a muitas pessoas. É comum que as pessoas usem as famosas hastes flexíveis com pontas de algodão, ou somente cotonete.

O uso desse artifício pode por um lado dar a impressão da limpeza, mas também traz um grande risco à nossa saúde.

A sua disposição e funcionalidade podem mais atrapalhar que ajudar. O cotonete pode empurrar toda a cera de volta para o ouvido. Sim, de volta.

A cera produzida é expelida pelos cílios e já é a limpeza que é necessária. Quando usamos o cotonete podemos, inclusive, afetar negativamente a nossa audição.

Ele também se renova

Assim como toda a nossa pele, o ouvido também faz a troca das suas. Durante cada período o ganho pode ser de até 3 cm, acompanhado, logicamente das perdas naturais para a renovação.

Esse é um processo importante para que as funções básicas do ouvido sejam preservadas e possam prosseguir atuando de maneira efetiva.

A disfunção nessa renovação, pode acarretar problema auditivo crônico, sendo solucionado de maneira simples.

Nada de fones

Os fones de ouvido se tornaram uma marca da nossa geração. Cada vez mais tecnológicos, os fones são responsáveis por nos desligar do mundo e gerar uma sensação de tranquilidade. No entanto, o uso constante e em volumes muito altos podem gerar quadros de inflamações graves.

Devemos tomar muitos cuidados com os fones que utilizamos, além do volume e do tipo, já que existem modelos que penetram cada vez mais, o que pode gerar um excesso de som captado, de modo que ele vá perdendo sua capacidade de distinguir e perceber outros sons ao redor.

O nosso ouvido guarda algumas funções interessantes e outras que nunca ouvimos falar. Este aspecto interessante sobre ele é o que torna o assunto mais interessante e os cuidados para a sua preservação se tornam ainda mais necessários, já que qualquer passo equivocado pode gerar um problema muito grave.

Desde o equilíbrio até a simples função de captar e reconhecer os sons, as funções do nosso ouvido, por mais que pareçam estranhas ou até um tanto quanto curiosas, são de extrema importância para o nosso dia a dia.

Saber a melhor forma de cuidar dele pode nos render uma saúde melhor, que passa pelos sabores que podemos identificar até o nosso próprio equilíbrio.


Marcadores
Curiosidades
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las