Por Direito de Ouvir

07 de December de 2014

Estimulação precoce no desenvolvimento da criança

Estimulação precoce ajuda bebês com dificuldade no desenvolvimento

07 de December de 2014


A estimulação precoce é o atendimento realizado com bebês e crianças de até 3 anos e 11 meses que apresentam alterações no seu desenvolvimento.

As causas mais comuns relacionadas aos transtornos no desenvolvimento são: infecções no período de gestação (rubéola, toxoplasmose, radiações, ingestão de medicamentos, drogas, alcoolismo da mãe), bebês provenientes de mães diabéticas ou portadoras de HIV, anóxia do bebê (falta de oxigênio no momento do parto), síndromes, prematuridade, baixo peso, meningite, traumatismos (sequelas motoras e/ou neurológicas).

Consequentemente, os bebês e as crianças podem apresentar alterações no seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor, sócio-afetivo, linguístico, senso-perceptivo (deficiência visual e/ou auditiva).

Para diagnosticar precocemente problemas auditivos existe o teste da orelhinha. Este exame deve ser realizado até 48 horas após o nascimento. É um exame rápido e indolor, feito pelo fonoaudiólogo, na presença dos pais, no momento em que o bebê está dormindo. Insere-se um fone no ouvido com o objetivo de analisar a anatomia e a integração auditiva do bebê. Se o resultado for negativo, outro teste é realizado, pois pode haver alguma secreção oriunda do parto que prejudique o diagnóstico. Se o resultado for novamente negativo, o bebê é encaminhado ao especialista, no caso o médico otorrinolaringologista.

Estimulação precoce é importante

A estimulação precoce tem o objetivo de promover o desenvolvimento global do bebê ou da criança. A forma de tratamento deve ser adaptada a cada caso. As alterações diagnosticadas e tratadas o mais precocemente possível possibilitam melhor desenvolvimento da criança, a fim de que as dificuldades sejam minimizadas ou superadas. A participação dos pais é fundamental.

Através das orientações do profissional os pais sentem-se emocionalmente mais preparados para lidar com as dificuldades e estimular as potencialidades de seu filho.

O acompanhamento de bebês, ou crianças com pequenos atrasos em relação a sua faixa etária, faz-se necessário a fim de prevenir a instalação de alterações e/ou minimizá-las.


Etapas do desenvolvimento das crianças


NASCIMENTO ATÉ 3 MESES
Acorda e/ou espanta- se com ruídos.

DOS 3 AOS 4 MESES
Procura a origem dos novos sons;
Acalma-se com a voz materna.

DOS 6 AOS 9 MESES
Diverte-se com jogos musicais.

DOS 12 AOS 15 MESES
Possui um vocabulário com 3 a 5 palavras;
Imita alguns sons.

DOS 18 AOS 24 MESES
Conhece as partes do corpo;
Tem um vocabulário de 20 a 50 palavras (utiliza frases de 2 palavras).

AOS 36 MESES
Possui um vocabulário de aproximadamente 500 palavras (utiliza orações com 4 e 5 palavras);
Compreende alguns verbos.


Como estimular crianças com deficiência auditiva

Nem sempre é fácil para os pais lidar com um diagnóstico de perda auditiva dos filhos. Mas muitas crianças com perda auditiva conseguem levar uma vida normal, ou seja, o problema auditivo não significa uma sentença de isolamento e solidão para os pequenos. Para quebrar a rejeição do seu filho com o aparelho auditivo, que tal começar por você? Confira aqui dicas para saber o que fazer após este diagnóstico e como estimular uma criança com deficiência auditiva.


Marcadores
Prevenção da perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las