Por Direito de Ouvir

08 de June de 2015

Como prevenir problemas auditivos e a surdez?

Muitos os fatores levam à surdez. Saiba como evitar problemas auditivos

08 de June de 2015


São muitos os fatores que levam à deficiência auditiva ou surdez. Mas existe uma maneira de prevenir estes problemas auditivos? Antes de falar sobre prevenção é importante compreender quais os tipos de surdez e seus tratamentos. Normalmente, os especialistas falam em três tipos de surdez:

Surdez neurossensorial – É quando ocorre lesão nas células nervosas e sensoriais que levam o estímulo do som da cóclea até o cérebro. As doenças que atingem a cóclea e o nervo auditivo raramente têm tratamento.

Surdez por condução – Este tipo de perda acontece quando há algo bloqueando a passagem do som da orelha externa até a orelha interna. Ela pode ocorrer pelo rompimento do tímpano, excesso de cera que se acumula no canal auditivo, introdução de algum material no canal auditivo.

Surdez central – Também chamada de presbiacusia, ela ocorre à medida que envelhecemos por conta do desgaste natural do sistema auditivo.

Tratamentos para a surdez

Para cada tipo de surdez, existe um tipo de tratamento recomendado. Confira os principais tratamentos:

Acúmulo de cera no ouvido

Se a perda auditiva for devido a um grande acúmulo de cera no canal do ouvido, o médico simplesmente fará a remoção usando o instrumental do consultório. Você pode tirar o cerume em casa? A resposta é não. Esqueça o uso de hastes flexíveis, elas podem empurrar ainda mais a cera para o conduto auditivo e bloquear o tímpano.

Presbiacusia

Com o passar dos anos, as células ciliadas auditivas vão se desgastando, o que vai gerar a surdez. Essa perda auditiva provocada pela idade é a chamada presbiacusia. Normalmente, esses casos podem ser solucionados com o uso de aparelhos auditivos, conhecidos popularmente como aparelhos de surdez.

Tímpano perfurado

Nas perfurações timpânicas e nas lesões ou fixação dos ossículos (martelo, bigorna, estribo) o tratamento é cirúrgico. Nos casos de secreção acumulada atrás do tímpano (otite secretora) por mais de 90 dias, sem melhora da audição, a cirurgia também está indicada. Você pode saber mais sobre tímpano perfurado aqui!


Doença de Ménière 

Na doença de Meniére o tratamento é clínico e, às vezes, cirúrgico. Em casos de tumores, o tratamento indicado pode ser essencialmente cirúrgico, radioterápico ou radio cirúrgico. Muitos pacientes têm indicação de aparelhos auditivos (aparelhos de surdez), cuja função é amplificar os sons. Para aqueles pacientes com surdez severa e profunda que não se beneficiam com esses aparelhos, está indicado o uso do implante coclear. Os implantes cocleares são sistemas eletrônicos implantados cirurgicamente, que têm a função de transmitir estímulos elétricos ao cérebro através do nervo auditivo. No cérebro esses estímulos elétricos são interpretados como sons.


Como prevenir a surdez

De uma maneira geral, estas dicas ajudam a prevenir os casos de surdez:

  • Nunca coloque qualquer objeto, incluindo cotonetes, dentro de seu canal auditivo. Se o fizer, pode acabar forçando a cera para dentro e entupir o canal ou danificar o tímpano.
  • Não se esqueça de vacinar seu filho contra sarampo e caxumba, os efeitos colaterais podem causar surdez. Se você for uma mulher em idade de engravidar, consulte seu médico sobre possíveis métodos de imunização contra a rubéola.
  • Independentemente das necessidades especiais que seu filho apresente, vai ser preciso fazer um esforço especial para ajudar no seu desenvolvimento.

Mas e se a surdez for diagnosticada?

Uma vez constatada a perda auditiva, procure um otorrinolaringologista. Quanto mais precoce for o tratamento, maiores são as chances de ter um bom resultado.


Marcadores
Prevenção da perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las