Por Direito de Ouvir

04 de August de 2021

Os Benefícios dos Aparelhos Auditivos

Os 6 importantes benefícios do uso de aparelhos auditivos

04 de August de 2021


O diagnóstico da perda auditiva, muitas vezes, é difícil de ser aceito pelas pessoas que descobrem ter algum tipo de deficiência auditiva, principalmente aqueles que sentem dificuldades, mas ainda escutam, pois, na verdade, o maior problema é entender a fala do outro.

Acontece que as perdas auditivas acometem frequências específicas da audição, refletindo em sua comunicação como um todo porque é difícil compreender adequadamente a fala, nesse caso, a pessoa acaba confundindo-se com palavras foneticamente semelhantes – que tem sons parecidos – bem como faca por vaca ou energia por alergia.

O constrangimento é um sentimento muito presente nas queixas de pessoas com algum tipo de perda auditiva, dificuldade para participar de situações sociais com a família, no ambiente de trabalho ou escola, lazer, esporte, religião, dentre outros.

Os aparelhos de amplificação sonora individual (aparelho auditivo) são indicados para pessoas com deficiência auditiva por proporcionarem benefícios relacionados à saúde auditiva e consequentemente influenciarem positivamente na qualidade de vida de quem os utiliza e de todos com quem convive.

 Dentre os variados benefícios de usar aparelhos auditivos, destaco 6 importantíssimos, são eles:

• 1 Melhoria na qualidade auditiva

Os aparelhos auditivos são programados para suprir ou auxiliar as deficiências na comunicação de quem adquiriu ou já possui perda auditiva;

• 2 Melhoria na comunicação oral

A fala depende completamente da audição, pois além de necessitarmos ouvir para interpretar a mensagem do outro, igualmente precisamos ouvir a nós mesmos para organizar o pensamento e o discurso, chamamos essa habilidade de feedback auditivo, dessa maneira podemos dizer que a comunicação oral é efetiva;

• 3 Viabiliza a participação social efetiva da pessoa com deficiência auditiva

Com os aparelhos, é possível compreender melhor a fala de seus interlocutores e dessa forma opinar, debater, interagir e agir de acordo com o que lhe é dito ou solicitado.

• 4 Previne doenças neurológicas

Os aparelhos auditivos estimulam as regiões temporais do cérebro, que são localizadas anatomicamente no mesmo lugar onde ficam as orelhas. Quando uma pessoa não escuta bem, significa que o cérebro não está recebendo os estímulos necessários para serem trabalhados, porém quando os aparelhos auditivos são utilizados com frequência, o cérebro volta a ser estimulado e tende a trabalhar mais, dessa maneira, se mantém ativo, diminuindo as possibilidades de surgimento ou agravamento de doenças como Alzheimer, por exemplo.

5 Melhora as relações sociais no ambiente familiar, trabalho e outras atividades que o indivíduo participa

Quem tem perda e usa aparelho é capaz de resolver queixas simples relacionadas a ao volume da própria voz ou de seus interlocutores (que não precisam falar alto para serem compreendidos), o volume de dispositivos tecnológicos, bem como televisão e também melhora a atenção, então a pessoa com deficiência auditiva torna-se mais responsiva.

6 Conectividade

Os aparelhos auditivos possibilitam o seu usuário a estar conectado a diversos outros dispositivos como televisão, celular, aplicativos e acessórios.

O desempenho dos equipamentos é mais eficaz à medida que sua tecnologia evolui, ou seja, o avanço da tecnologia influencia na qualidade desses benefícios e tantos outros.

Um processo de adaptação satisfatório deve ser feito com um acompanhamento do profissional em fonoaudiologia, pois está sempre dialogando e buscando sanar ou reduzir as dificuldades decorrentes do problema de audição de maneira assertiva.

A adaptação do paciente ao aparelho auditivo pode ser mais rápida ou mais lenta, dependendo das dificuldades que o indivíduo apresenta, da tecnologia selecionada para o aparelho auditivo, da rede de apoio dessa pessoa com deficiência auditiva, do comparecimento nas às consultas de retorno para ajuste fino dos aparelhos e também dos cuidados e manutenção dos mesmos.

Agende uma consulta com um dos fonoaudiólogos da Direito de Ouvir e tire todas as suas dúvidas.

Fonoaudióloga Marilia Vasconcelos
CRFª: 4-12247


Marcadores
Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las