Por Direito de Ouvir

06 de May de 2021

Quando fazer a manutenção do meu aparelho?

Quando deve levar o seu aparelho para revisão?

06 de May de 2021


Realizar a manutenção preventiva do seu aparelho auditivo é essencial para mantê-lo funcionando por mais tempo. No entanto, muitas pessoas acreditam que só é necessário levar o AASI para manutenção/revisão quando ele apresentar algum problema ou quando a amplificação não está suficiente.

Outro motivo, e é que alguns pacientes deixam de realizar a manutenção por receio de ficar sem os aparelhos, já que o serviço completo, em alguns casos, pode levar mais de um dia para ser finalizado.

Deve-se ter em mente que uma revisão periódica trará qualidade e a garantia de que os seus dispositivos funcionarão melhor, com qualidade e por mais tempo – lembrando que um aparelho auditivo tem a vida útil de 5 anos.

Outro ponto importante é que ao adquirir os aparelhos auditivos, é necessário ter alguns retornos em seu fonoaudiólogo. Na Direito de Ouvir é aconselhado no prazo de 15, 60 e 180 dias para uma melhor adaptação, verificar como os aparelhos estão se comportando e pela própria garantia dos produtos.

Após esses retornos, é aconselhado realizar fazer visitas periódicas ao fonoaudiólogo e enviar, de uma a duas vezes no ano, seu AASI para um laboratório especializado a fim de realizar a limpeza e revisão interna dos equipamentos.

Dicas uteis: passo a passo para a manutenção preventiva do seu AASI

Os aparelhos auditivos possuem componentes frágeis que captam, amplificam e transmitem o som. Assim, o cuidado no manuseio é fundamental para não danificar essas estruturas e, consequentemente, prejudicar o funcionamento.

1. Como limpar o aparelho auditivo

Os dispositivos ficam constantemente expostos à poeira, resíduos, suor e oleosidade, isso faz com que os componentes internos se desgastem, prejudicando assim a funcionalidade dos mesmos. Por isso, limpe-os diariamente e não utilize produtos químicos de qualquer espécie.

Utilize a escova própria para aparelhos auditivos e um pano macio e seco, mas não se esqueça de higienizar bem as mãos com água e sabão ou álcool 70%, principalmente nesse momento de pandemia do Corona vírus.

Não insira ferramentas dentro da saída de som, pois poderá danificar o receptor.

Caso não consiga limpar completamente, peça auxílio ao seu fonoaudiólogo.

Também é fundamental trocar os filtros com frequência, pois eles acumulam cera e sujeira prejudicando ou até mesmo anulando o som.

Uma dica importante é realizar visitas regularmente ao médico otorrinolaringologista para limpar o seu canal auditivo. O tempo dessas visitas varia de pessoa para pessoa, por isso, aconselha-se efetuar a cada meses ou anualmente.

Não tente remover sozinho a cera de ouvido. Fazer isso poderá machucar ou até mesmo empurrar o resíduo para dentro do conduto auditivo.

2. Desumidificadores: o que é e para que serve

É um equipamento que remove a umidade absorvida durante o uso. Ele ajuda a conservar e preservar a funcionalidade dos aparelhos auditivos.

Atualmente existem desumidificadores de sílica e elétricos, ambos devem ser utilizados diariamente.

3. Realize revisão do aparelho auditivo

As revisões são importantes para verificar possíveis problemas que o aparelho esteja apresentando. Como dito anteriormente, elas devem ser feitas regularmente por um profissional especializado – no caso, o seu fonoaudiólogo. As revisões internas e completas devem ser efetuadas em laboratório especializado, onde é analisado cada componente do aparelho.

4. Cuidados essenciais

Hoje em dia a maioria dos equipamentos são resistentes à água, mas lembre-se NÃO SÃO A PROVA DE ÁGUA. Por isso, alguns cuidados são importantes:

• Não tomar banho e nem entrar em piscinas;

• Manter longe do alcance de animais domésticos;

• Secar ou passar produtos no cabelo antes de colocar os aparelhos;

• Evitar quedas/derrubar.

5. Se não estiver usando, desligue

Dica importante para os modelos com pilha.

Deixando o compartimento de pilhas aberto você aumenta o tempo de duração da bateria, diminuindo o desgaste e evitando possíveis danos.

A manutenção ajuda sobremaneira a preservar a vida útil do seu aparelho, mantendo a qualidade no funcionamento e, consequentemente, garantindo sua qualidade de vida.


Jeanne Mara Guimarães
CRFª: 9469


Marcadores
Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las