Por Direito de Ouvir

02 de April de 2018

Perda auditiva: Um problema crescente

Segundo estudo, a deficiência auditiva só irá crescer nos próximos anos

02 de April de 2018


Nós iremos enfrentar, principalmente no futuro rumo ao ano de 2050, problemas uma vez que haverá um número maior de pessoas acima de 65 anos de idade na Europa, e somado a isso, o fato de que a longevidade tem aumentado.

A vice presidente da Federação Europeia de Pessoas com Deficiência Auditiva, sigla em ingês EFHOH, Lidia Best fez uma avaliação de debates almoços anteriores, no Parlamento Europeu, e disse que estes eram muito importantes para pessoas com deficiência auditiva, na Europa, e que deficiência auditiva e profissionais de saúde auditiva deveriam ser colocados na agenda da União Europeia, como também no Parlamento Europeu.

Um problema em crescimento e com efeitos secundários

O presidente da Associação Europeia de Profissionais de Aparelho Auditivo apresentou uma série de dados, mostrando o número de pessoas com deficiência auditiva que surgirá nos próximos anos, como deficiência auditiva em maior escala dependendo da idade, e ressaltou também que o número de idosos acima de 65 anos crescerá consideravelmente nos próximos 30 anos.

Do mesmo modo é o caso de declínio cognitivo e demência, os quais estão relacionados à idade.

O risco de demência aumenta de 2 a 5 vezes quando a deficiência auditiva não é tratada. Mark Lauryens enfatiza, pois, a importância de cuidados profissionais de saúde, diz que deficiência auditiva é um fator modificador de risco para demência.

Ele acrescenta também que estudos recentes têm revelado que intervenções contra deficiência auditiva acompanhadas de saúde auditiva eliminam aumento de risco. Shelly Chadha da Organização Mundial da Saúde, sigla em inglês (WHO) falou sobre qual seria a expectativa do mundo para os próximos 30 anos no que diz respeito à deficiência auditiva.

Mais e mais pessoas, no mundo inteiro, terão deficiência auditiva devido o aumento da população e o número de pessoas idosas. A previsão da Organização Mundial da Saúde para o ano de 2050 é de que cerca de 900 milhões de pessoas terão deficiência auditiva eliminada.É importante que nos preparemos para o futuro com estratégias para prevenir e abordar deficiência auditiva.

Assunto delicado Anne-Sophie Parent, Secretária Geral da Age Plataform Europe, afirmou que deficiência auditiva entre pessoas acima de 50 anos, as quais são representadas pela Age Platform Europe ainda é um tabu, e para muitos de seus membros a enfermidade está associada à velhice relacionando-a à pessoas com idade de 80 anos ou algo próximo.

Deficiência auditiva é silenciosa e invisível, e muitos idosos ainda a conservam só para si, ou não são cientes da mesma. Anne-Sophie Parent questiona também o fato de que enquanto cuidados auditivos profissionais de crianças e jovens são considerados na maioria dos estados membros da União Europeia, deficiência auditiva entre idosos é mais ou menos negligenciada e ignorada nas políticas de saúde em muitos países.

Apelo aos estados membros

O co-anfitrião e deputado Heinz Becker da Áustria, do Partido Popular Europeu, sigla em inglês (EPP), finalizou o debate resumindo os resultados, e ao concluir disse que a política de saúde está cuidando de cada membro estado da União Europeia.

O Parlamento Europeu só pode apelar para os estados membros afim de atentarem para as questões de deficiência auditiva, como também para importância de saúde auditiva, considerando seriamente como assunto principal de saúde que irá crescer nos próximos anos.

As organizações por trás dos debates

O debate almoço foi organizado pela Federação Europeia de Pessoas com Deficiência Auditiva, (EFHOH), Plataforma AGE Europa, Age Platform Europe, a Associação Europeia de Profissionais de Aparelho Auditivo, (AEA) e Associação Europeia de Fabricante de Instrumento Auditivo (EHIMA).

Fonte: https://www.efhoh.org


Marcadores
Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las