Por Direito de Ouvir

25 de October de 2018

Dúvidas frequentes sobre audiometria

Conheça mais sobre o exame que avalia a sua capacidade auditiva

25 de October de 2018


A perda auditiva pode atingir qualquer pessoa, independentemente de sexo ou idade e, muitas vezes, progride gradualmente dificultando a percepção dos sintomas da perda de audição.

Se você suspeita que tem algum problema auditivo a melhor forma de descobrir antes a situação se agrave é por meio de um exame auditivo, chamado de audiometria.

Quer saber como funciona e para que serve esse exame? Então continue a leitura para solucionar as dúvidas mais frequentes sobre a audiometria.

Para que serve a audiometria?

O objetivo da audiometria é testar a sua capacidade de ouvir sons e outras questões relacionadas à função do ouvido interno.
No caso da perda auditiva, um teste completo é capaz de definir o tipo de perda auditiva que você tem (condutiva, neurossensorial ou mista), o nível de gravidade do problema auditivo além de ajudar a definir se o aparelho auditivo é indicado para o seu caso.

Quem realiza o exame?

A audiometria deve ser realizada por um fonoaudiólogo especialista em audiologia. Esse profissional é capaz de identificar qualquer problema auditivo e analisar a intensidade e tipo da perda auditiva, se for o caso.

Como é realizado o teste?

Geralmente, o paciente é colocado em uma cabine projetada para impedir a entrada de outros sons que possam comprometer os resultados do exame.

Na audiometria tonal, você precisará ouvir sons em tons e volumes diferentes e sinalizar acenando a mão ou apertando um botão quando os ouvir. Esse teste mede os tons mais suaves que você consegue ouvir em cada frequência.

Na audiometria vocal, o paciente será avaliado em relação a sua capacidade de ouvir e compreender a fala de outras pessoas. Você precisará repetir as falas que serão apresentadas para ver se consegue entendê-las com precisão.

Como devo me preparar para o exame?

O exame de audição não requer preparação especial, mas algumas recomendações podem ajudar a melhorar o desempenho no teste.

Evite se expor a ambientes com ruídos altos cerca de 14 horas antes do exame e tenha uma boa noite de sono no dia anterior.

Também é recomendável observar todos os sintomas da perda de audição para informar ao fonoaudiólogo no momento da audiometria.

Quais são os riscos?

A audiometria é um exame não invasivo, indolor e não apresenta riscos aos pacientes.

O que os resultados significam?

Em geral, os resultados da audiometria são apresentados em um audiograma, que é um gráfico com todas as respostas do paciente.

O objetivo do audiograma é mostrar visualmente os sons que você consegue ouvir normalmente e os sons que não escuta.

A perda auditiva é frequentemente descrita da seguinte maneira:

● Audição Normal: até 25dB;

● Perda de audição leve: 26-40dB;

● Perda auditiva moderada: 41-50dB;

● Perda auditiva moderadamente severa: 56-70dB;

● Perda auditiva severa: 71-90dB;

● Perda de audição profunda: mais de 90dB;

Com qual frequência devo fazer uma audiometria?

Não existe uma data de validade, tampouco uma idade certa para fazer uma audiometria.

É indicado que você inclua o teste em seus exames de rotina. Sempre que perceber alguns sintomas da perda de audição ou problema auditivo, procure um otorrinolaringologista e, em seguida, um fonoaudiólogo.

Realizar a audiometria é uma forma de precaução e pode ser fundamental para detectar algum problema auditivo precocemente e diminuir seus efeitos.


Marcadores
Curiosidades
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las