Por Direito de Ouvir

15 de June de 2015

Alimentação saudável ajuda a proteger a audição

Dieta balanceada pode proteger os ouvidos dos danos do ruído

15 de June de 2015


Uma alimentação saudável pode proteger a audição. Um estudo da Universidade de Flórida, nos Estados Unidos, apontou que uma dieta balanceada pode proteger os ouvidos dos danos provocados pela exposição prolongada ao ruído.

Os pesquisadores analisaram os hábitos alimentares de 2.366 pessoas que responderam a questionários sobre a sua saúde e fizeram um teste de audição de quatro partes. Os resultados mostraram uma forte ligação entre dieta e audição.

A capacidade de ouvir de pessoas que mantinham uma alimentação balanceada, mas tiveram uma maior exposição ao ruído foi comparável à audição de quem se alimentava mal, mas tinha uma exposição ao ruído menor.

Segundo a pesquisa, publicada no International Journal of Audiology, uma dieta saudável está relacionada às recomendações do Departamento de Agricultura. Esse cardápio inclui o consumo de vegetais, frutas e fibras,  mantendo sal, colesterol, gorduras e gorduras saturadas abaixo dos limites recomendados.

Saúde Auditiva

"Nossa saúde auditiva está ligada à nossa saúde em geral", diz Christopher Spankovich, pesquisador e  professor assistente no departamento de ciências da fala, linguagem e audição na Universidade da Flórida. "O nosso sistema auditivo é dependente de nossas capacidades cardiovasculares, neurais e de saúde metabólica. E se nós não estamos saudáveis, em geral, faz sentido que poderíamos aumentar nossa susceptibilidade à perda auditiva".

A audição  pode ser afetada de várias formas, algumas das quais são evitáveis ​​e alguns dos quais não são, diz Spankovich.

Alguns fatores imutáveis ​​incluem sexo, genética, raça, etnia e idade. Já os fatores modificáveis ​​incluem problemas de saúde cardiovascular, dieta, medicamentos ototóxicos e exposição a ruído alto. A relação entre uma dieta melhor e melhor audiência só foi evidente nas frequências mais altas, não em mais baixos. Apesar da alimentação saudável não reverter danos da perda auditiva, ela pode desempenhar um papel  importante na prevenção.

Conheça alguns alimentos que ajudam a proteger a audição.

Consumo de peixes pode reduzir risco de perda auditiva.

Mais sobre a alimentação saudável

A Pesquisa Nacional Saúde e Nutrição Exame avalia o estado de saúde nutricional de adultos e crianças nos Estados Unidos. Parte deste inquérito, o chamado Índice de Alimentação Saudável, atribui pontos aos participantes com base em quão bem eles comem. Por exemplo, uma pessoa pode receber uma pontuação total de 10 pontos, se eles comem o número total de porções de vegetais recomendadas pelo Departamento de Agricultura dos EUA.

Uma pessoa pode perder pontos se ele ou ela consome muito de certos nutrientes, tais como sódio. A maioria das pessoas que completaram o estudo, que atribui uma pontuação de zero a 100, teve um desempenho entre 58 a 61. Na população estudada Spankovich, a pontuação média dos participantes foi de 63,11 por cento.

Spankovich enfatizou seu estudo identificou uma relação entre ouvir e dieta - não um nexo de causalidade.

"Estes estudos iniciais estão mostrando a ligação entre a dieta, a função auditiva e exposição ao ruído. Nós não podemos mostrar a causa e efeito, porque é um estudo transversal ", disse Spankovich. O próximo passo será examinar a ligação em um estudo longitudinal em que os pesquisadores vão estudar a audição e a dieta por um período mais longo de tempo.


Marcadores
Prevenção da perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las