Por Direito de Ouvir

25 de November de 2018

5 dicas para se adaptar à perda auditiva

Sim, é possível se adaptar ao problema auditivo e recuperar sua qualidade de vida

25 de November de 2018


Ainda existe um estigma relacionado à perda de audição e quando alguém precisa usar aparelhos auditivos sente que está ficando velho ou que a sua vida vai mudar totalmente.

Se esse é o seu caso, saiba que não precisa sofrer em silêncio! É possível se adaptar à perda auditiva e ter uma vida normal. Quer saber como? As dicas a seguir são bem úteis para quem está passando por essa fase.

1. Seja realista com a sua perda auditiva

Admitir e aceitar seu problema auditivo é o primeiro passo para se adaptar à perda auditiva. Se sentir envergonhado ou se recusar a aceitar os sintomas da perda de audição não é a melhor atitude nesse momento. A partir do momento que você é realista, fica mais preparado para procurar a ajuda que precisa para enfrentar esse problema.

2. Busque conhecimento

Assim como você está lendo este artigo para aprender como se adaptar à perda auditiva, procure se informar sobre a audição, causa da perda auditiva, tratamentos para surdez, aparelhos auditivos e outros assuntos relacionados. Aqui no blog da Direito de Ouvir, por exemplo, você tem acesso à centenas de conteúdos informativos sobre audição. Então aproveite para conhecer um pouco mais a respeito do assunto. Você perceberá que não está sozinho e que é possível reverter essa situação.

3. Seja honesto com amigos e familiares

Quando seus familiares e amigos estão conscientes sobre sua perda auditiva, eles farão o que for possível para facilitar a sua compreensão. Portanto, ser honesto com aqueles ao seu redor e explicar que você precisa deles é a melhor alternativa. Você pode pedir para que eles chamem a sua atenção antes de iniciar uma fala, que olhem para você ao conversar ou que fiquem mais próximos enquanto estiverem falando com você. Com certeza essas coisas simples vão ser uma grande ajuda.

4. Busque melhores situações para ouvir

Você pode não saber mas nós usamos os ouvidos, olhos e cérebro para dar sentido à fala. Isso significa que se você tem dificuldades para ouvir, pode usar os outros sentidos para compreender o que está sendo dito. Para isso, procure estar em locais com menos ruídos de fundo. Se estiver em casa, por exemplo, pode desligar a TV ou outro aparelho de som quando for conversar. Em locais públicos, você pode procurar uma área com menor fluxo de pessoas para minimizar os barulhos.

5. Procure um profissional de saúde auditiva

Nenhuma das dicas acima serão válidas se você não procurar a ajuda de um profissional. A perda auditiva é um problema de saúde, portanto, você precisa buscar um especialista na área. O seu profissional de audiologia pode identificar as causas da perda de audição, o que permite sugerir o tratamento adequado, inclusive indicar os aparelhos auditivos que atendam às suas necessidades. Não subestime a importância da sua saúde auditiva e procure um especialista. Se você não sabe onde encontrar, visite a página e conheça as Clínicas da Direito de Ouvir espalhadas pelo Brasil. Caso precise de aparelhos auditivos, o fonoaudiólogo da Direito de Ouvir pode ajudar a encontrar o modelo ideal de acordo com o seu problema auditivo.


Marcadores
Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las