Por Direito de Ouvir

23 de March de 2015

Audição e linguagem no crescimento do bebê

O feto consegue ouvir sons externos desde a 24ª semana

23 de March de 2015


A audição e a linguagem caminham juntas para o desenvolvimento do ser humano. Desde a 24ª semana de gestação o feto consegue ouvir sons externos, no entanto, é após o nascimento que acontece o amadurecimento completo do órgão auditivo. A partir do sexto mês, a audição começa ter influência na evolução da linguagem da criança. É aí que ela dá início ao processo de reconhecimento da própria voz e experimentar a arte de falar. Nesse momento papais e mamães devem ficar atentos, pois, se a criança não pronunciar pequenas sílabas e se mostrar atenta a sons ambientes é preciso averiguar se há ou não perda auditiva.

Conheça as etapas da evolução da audição do bebê e saiba identificar comportamentos que possam indicar o comprometimento da audição do seu bebê.

Etapas da evolução

Antes do nascimento

13ª semana de gestação
O bebê começa a perceber os sons por meio de vibrações na pele;

17ª semana de gestação
A criança já consegue escutar o que se passa dentro e fora do corpo da mãe;

20ª semana de gestação
Neste período, ele consegue distinguir a voz materna de outras que já escuta;
 
Após o nascimento
Além da fala, o desenvolvimento intelectual e pessoal da criança também tem relação íntima com a audição. A habilidade que a criança tem de se comunicar verbalmente depende totalmente da habilidade que ela tem de ouvir. Acompanhe como deve ser a evolução do bebê envolvendo a audição e a linguagem.

Nascimento até 3 meses
Acorda e/ou espanta-se com ruídos;

Dos 3 aos 4 meses
Procura a origem dos novos sons
Acalma-se com a voz materna;

Dos 6 aos 9 meses
Diverte-se com jogos musicais;

Dos 12 aos 15 meses
Possui um vocabulário com 3 a 5 palavras
Imita alguns sons;

Dos 18 aos 24 meses
Conhece as partes do corpo
Tem um vocabulário de 20 a 50 palavras (utiliza frases de 2 palavras);

Aos 36 meses

Possui um vocabulário de aproximadamente 500 palavras (utiliza orações com 4 e 5 palavras)
Compreende alguns verbos.


A importância do teste da orelhinha


O teste da orelhinha deve ser realizado até 48 horas após o nascimento. É um exame rápido e indolor, feito pelo fonoaudiólogo, na presença dos pais, no momento em que o bebê está dormindo. Insere-se um fone no ouvido com o objetivo de analisar a anatomia e a integração auditiva do bebê.

Se o resultado for negativo, outro teste é realizado, pois pode haver alguma secreção oriunda do parto que prejudique o diagnóstico. Caso o resultado seja novamente negativo, o bebê é encaminhado ao especialista, no caso o médico otorrinolaringologista. O teste é importante para detectar precocemente problemas auditivos que podem interferir no desenvolvimento da criança. Saiba mais sobre este exame.

Como estimular crianças com deficiência auditiva

Você descobriu que seu filho tem perda auditiva e não sabe o que fazer. Insegurança, medo e vergonha podem ser alguns sentimentos comuns neste momento. Os pais não devem se sentir mal por passar por isso. Mas é importante que eles se preparem para ajudar os filhos: eles terão um papel fundamental no desenvolvimento das crianças com deficiência auditiva.

Confira mais dicas aqui para ajudar no desenvolvimento do seu filho com deficiência auditiva.


Marcadores
Prevenção da perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las