Categoria: Prevenção da Perda Auditiva.

aparelho auditivo aparelhos auditivos Como prevenir problemas auditivos no dia a dia

 

Música alta, buzinas, carros de som com propagandas ou carros com escapamento defeituoso. São muitos os ruídos que fazem parte do nosso cotidiano e que podem prejudicar a saúde dos nossos ouvidos e a nossa capacidade auditiva.

Cuidados simples podem prevenir perdas irreversíveis na nossa audição, como evitar a exposição a sons altos por mais de 8h diárias. Caso isso seja necessário, utilize um protetor auricular. Ao contrário do que as mães muitas vezes ensinam, não é bom uso de hastes flexíveis para limpar os ouvidos.

VOCÊ SABIA?

  • Um secador de cabelos provoca 90 dB de ruído e uma turbina de avião 130dB.
  • Uma buzinada provoca 110 dB de ruído.
  • Um show musical (próximo às caixas de som) gera mais de 130 dB.

Saiba mais sobre poluição sonora aqui.

Cuidados para evitar problemas auditivos

“Isso porque a haste ao invés de retirar a cera, faz com que ela seja empurrada mais para dentro do ouvido, o que pode causar uma espécie de rolha que tapa o ouvido. O Ideal é fazer somente a limpeza da cavidade externa da orelha com uma toalha molhada, somente para limpar a cera que foi expulsa do ouvido interno”, explica a fonoaudióloga Rafaela dos Santos.

A introdução de qualquer objeto (chave, caneta, grampo de cabelo) para coçar os ouvidos também consiste em um grande risco, pois eles podem perfurar a membrana timpânica. Fazer uso de receitas caseiras para curar inflamações auditivas ou até mesmo pingar medicamentos dentro dos ouvidos, sem a orientação médica, pode agravar o problema.

Abaixe o som para ouvir mais

Escutar músicas ou sons com o volume elevado pode causar a morte de algumas células do ouvido e essa perda auditiva é irreversível. É bom para a saúde dos ouvidos sempre escutar sons e músicas em um volume baixo que seja confortável auditivamente e tome alguns cuidados durante o uso de fones de ouvido.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a utilização de fones com volume elevado por mais de 90 minutos/ dia aumenta o risco de desenvolver zumbido ou perda auditiva dentro dos próximos cinco anos. Se os fones estiverem na potência máxima, os riscos aumentam em 70%.

Use os fones de ouvido sem prejudicar a sua audição

Para proteger a audição sem abrir mão dos dispositivos, a primeira dica é manter o volume sempre na metade da graduação máxima do aparelho.

Outra dica: Prefira fones de ouvido que ficam externos à orelha. Os modelos intra-auriculares, menores e muito comuns hoje em dia, são mais prejudiciais e quanto mais longe do conduto auditivo está a fonte de som, melhor. Use o volume sempre na metade da graduação máxima do aparelho. A cada hora de música ouvida no fone, faça dez minutos de pausa.

O “repouso auditivo” também serve quando vamos a um show ou ficamos expostos a um som muito alto em um determinado dia. Evitar ficar dois dias seguidos exposto a ruídos altos ajuda a “descansar”, evitando que o dano auditivo – que tem como sintoma os zumbidos, por exemplo – torne-se permanente.

Outro cuidado que podemos ter é manter hábitos saudáveis como: fazer atividades físicas e uma alimentação saudável. Assim se evita a manifestação de doenças como diabetes e pressão alta que podem causar prejuízos na audição, conclui Rafaela.

 

Baseado em: www.infonet.com.br