Por Direito de Ouvir

31 de January de 2018

Audiometria

Exame que avalia a capacidade do paciente de ouvir

31 de January de 2018


audiometria é um exame que avalia a capacidade da pessoa para ouvir e decifrar sons. A partir desse exame é possível detectar possíveis mudanças ou alterações auditivas, sendo assim, permite orientar o paciente sobre as formas preventivas e tratamentos adequados para cada tipo de perda auditiva.

O exame é feito por um fonoaudiólogo especializado em audiometria, pois esse profissional vai diagnosticar qualquer problema e verificar qual o grau de perda. A audiometria é um exame preventivo e bastante recomendado para diagnósticos.

Quando fazer o exame

Geralmente o exame é solicitado quando o paciente começa a suspeitar e ter sintomas de perda auditiva. Em alguns casos, pode ser a partir de um trauma, tímpano rompido ou até mesmo por uso excessivo de medicamentos diversos. É importantíssimo estar em alerta caso tenha perda auditiva na família. Outras situações também devem ser levadas em conta, como por exemplo, fatores psicológicos, odontológicos e emocionais.

Em alguns casos apenas o exame de audiometria não é o suficiente para um diagnóstico preciso e outros exames podem ser solicitados como: Imitanciometria, BERA e emissões otoacústicas. Existem casos em que a radiografia e a tomografia computadorizada do crânio também auxiliam no diagnóstico e podem ser solicitados.

Conheça o exame de audiometria

O exame de audiometria é feito por um fonoaudiólogo. É um teste rápido, indolor, feito dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente.

Tipos de audiometria

Existem dois tipos de audiometria a tonal e vocal. A tonal visa o tipo de perda auditiva, a vocal detecta a capacidade de decifrar a fala humana. Ambos casos, é usado um fone de ouvido para que o exame seja feito com sucesso. É necessário a participação ativa do paciente para a realização do exame.

O resultado é medido por decibéis e o teste pode diferenciar em uma escala entre 10 a 120 decibéis. 

Recomendações para o exame de audiometria

O exame é realizado em aproximadamente 40 minutos em adultos;

Exige participação ativa do paciente;

Recomenda-se uma boa noite de sono e repouso acústico;

Evite ambientes ruidosos cerca de 14 horas antes do procedimento (exemplos: sons de máquinas, festas e casas noturnas);

Informe ao fonoaudiólogo examinador: se há casos de perda auditiva na família, quais são os medicamentos que estão sendo tomados, com qual frequência visita ambientes ruidosos e se sente zumbido ou algum ruído em ambientes silenciosos.

Você sente algum sintoma de perda auditiva? Agende uma avaliação!


Marcadores
Tratamento para a surdez
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las