Por Direito de Ouvir

18 de August de 2021

Qual exame realizar o exame audiometria ou BERA

Qual exame devo realizar para identificar ou descartar a perda auditiva?

18 de August de 2021


Quando existe uma suspeita de perda auditiva quais são os passos a serem seguidos? E quais os exames temos para que esta perda auditiva seja identificada ou descartada?

 Existem alguns sinais, importantes que devem ser observados quando falamos em sinais de perda auditiva, entre eles:
 - Dificuldade de entender quando o interlocutor está longe, por exemplo, em outro cômodo da casa;
- Não conseguir acompanhar conversas;
-Deixar a televisão ou rádio sempre no volume máximo;
- Pedir para repetir o que foi dito com mais frequência do que antes;
- Em lugares onde há muito barulho como bares, restaurantes ou festas fica difícil acompanhar uma conversa mesmo que o interlocutor esteja ao seu lado.

 Quando, algum destes sinais for identificado, está na hora de procurar um Otorrinolaringologista - médico especialista em ouvido, garganta e nariz - para que ele faça uma avaliação, e um Fonoaudiólogo, para que realize exames detalhados a fim de determinar se há perda auditiva e o grau desta perda, se houver.
 Dentre os exames realizados para identificar a perda auditiva e seu grau, o mais utilizado é a Audiometria, que pode ser realizada de duas formas:

 - Audiometria tonal: é um exame realizado numa cabine acústica, onde o paciente recebe os estímulos sonoros através de um fone de ouvido, e dará um sinal a cada som que ouvir, mesmo que seja bem baixo;
 - Audiometria vocal: o fonoaudiólogo fala algumas palavras e fonemas e o paciente deve repeti-los da forma que entender. Dessa maneira, o exame indica a compreensão da linguagem e a discriminação, para calcular a porcentagem de acertos.

 Ou seja, ambos exames que dependem da resposta do paciente.

 Além da Audiometria existe outro exame que quero destacar: o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Cerebral (PEATE ou BERA).

 Este é um exame que tem como objetivo avaliar a resposta elétrica que ocorre no trajeto do som através de estímulo acústico até o tronco encefálico, verificando se esta trajetória está integra ou não.

 O BERA é um exame que pode ser indicado para qualquer faixa etária quando há suspeita de perda auditiva. Como é um exame que não depende da resposta do paciente, como na Audiometria, é uma ferramenta importante usada pela pediatria neonatal, podendo identificar alterações auditivas em recém-nascidos e assim proporcionar a protetização auditiva o quanto antes, ou em pacientes que tem dificuldade de compreensão para realizar a audiometria.

 Este exame é realizado em clínica especializada, exige apenas o equipamento necessário, uso de eletrodos e fone de ouvido, além das orientações corretas ao paciente para que tenha sucesso na realização do mesmo, é importante que o paciente ficar deitado, quieto e sem movimentar-se para que não haja interferência no resultado do exame, por isso, em caso de crianças, se estiverem dormindo torna-se mais fácil a realização do exame. O ideal é que ele esteja o mais relaxado possível, com os olhos fechados. Dura em média 30 minutos, não é necessário internação, nem jejum, após o exame o paciente pode voltar as atividades normais.

 Quando diagnosticada a perda auditiva, é importante logo tomar uma atitude e ver conhecer os tratamentos indicados, pois, quanto mais tempo demorar a ser tratada a perda auditiva, mais rápido ela avança.

Fonoaudióloga Leila Gamba Zanoni 
CRFª 8443


Marcadores
Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las