Categoria: Audição, Prevenção da Perda Auditiva.

http://www.direitodeouvir.com.br/wp-content/uploads/2015/03/adolescentes-risco-perda-auditiva

Adolescentes correm grande risco de sofrer de perda auditiva porque estão envolvidos em atividades diárias que podem prejudicar a audição.Com a utilização constante de celulares, tablets e aparelhos de MP3 com fones de ouvido, os jovens podem sofrer de perda induzida por ruído.

O cenário pode ser ainda pior nas grandes metrópoles, onde onde a poluição sonora – que também prejudica a capacidade auditiva – elevada exige que que as pessoas aumentem ainda mais o volume dos aparelhos para escutar melhor pelos fones.

De acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso de fones de ouvido em volume alto por mais de 90 minutos por dia aumenta o risco de a pessoa desenvolver zumbido ou perda auditiva dentro dos próximos cinco anos.

Por que os fones de ouvido podem causar perda auditiva?

O tempo de uso é cumulativo, por isso o hábito de utilizar o equipamento com volume entre 75 a 120 decibéis – a média recomendada é de 85 decibéis por no máximo 8 horas – durante todo o dia pode lesar gravemente as células ciliadas da cóclea.

Estas células são responsáveis por converter ondas sonoras em impulsos elétricos, enviados ao cérebro via nervo auditivo. Lesões de 25% a 30% das células ciliadas já causam perda de audição. E o problema é que esses danos são praticamente irreversíveis.

Se a exposição for por curto tempo, também pode provocar disfunção auditiva e zumbido geralmente reversíveis. Mas se a exposição superar ou atingir a média de 8 horas, os danos à audição podem se tornar irreversíveis. Por isso, é preciso estar de olho no uso de fones de ouvido, nos videogames com explosões e sons elevados, por exemplo.

Como usar os fones de ouvido sem prejudicar a audição?

Acredite, é possível evitar problemas auditivos sem abrir mão da comodidade dos fones de ouvido. Uma dica é preferir modelos que fiquem externos ao ouvido. Os intra-auriculares costumam ser mais prejudiciais porque levam o som diretamente para dentro do ouvido. E quanto mais longe do conduto auditivo estiver a fonte de som, melhor.

Confira outras dicas para usar os fones de ouvido sem prejudicar a audição aqui.

 

adolescentes-risco-perda-auditiva2

Salas de aula também podem levar a perda auditiva

Além de ficarem atentos à exposição sonora de eletroeletrônicos, os pais de adolescentes precisam ficar de olho nas escolas.

Não, você não leu errado. É que o ruído em sala de aula pode chegar a níveis alarmantes – muito acima dos 85 decibéis recomendados – prejudicando o aprendizado e causando danos ao sistema auditivo, como perda auditiva irreversível.

Estratégias de prevenção aos danos auditivos devem ser adotadas pelos pais e professores para minimizar os impactos e proteger a audição dos adolescentes.

Os jovens também precisam compreender a importância de cuidar da audição para evitar a perda auditiva. Pesquisas indicam que muitos deles já ouviram falar sobre os riscos de ficarem expostos constantemente a barulhos, mas não tomam providências para mudar essa situação.

Se você convive com adolescentes, fale para eles sobre os cuidados que devem ter ao usar os fones. Vale a pena levá-los com frequência para fazer exames auditivos de rotina, como uma audiometria, para saber como está a saúde auditiva.