Zumbido – 48 milhões de pessoas atingidas
Campanha nacional realizada nesse mês é um alerta

O zumbido é um som de panela de pressão, barulho de apito ou um ruído constante parecido com uma cigarra. É dessa forma, que as pessoas que têm zumbido descrevem o que ouvem constantemente. Ele é um som que acompanha a pessoa diariamente, em alguns casos pode passar despercebido, mas em determinadas circunstâncias pode ser enlouquecedor.
Segundo os dados divulgados pela Apidiz, no Brasil há entre 34 e 48 milhões de pessoas com zumbido no ouvido, o levantamento foi feito pela Associação com o apoio do Instituto Ganz Sanchez. Os números finais mostram que houve um aumento expressivo em relação aos 28 milhões estimados há quase 20 anos.
Também conhecido como tinnitus ou tinido é definido como um som nos ouvidos ou na cabeça sem a presença de uma fonte externa. Na realidade, ele pode ser o sintoma de mais de 200 problemas de saúde, que podem ser odontológicas, hormonais, alterações vasculares, problemas musculares ou aumento do colesterol, até causas psicológicas.
Como diagnosticar o zumbido
Para diagnosticar o problema são feitos uma série de exames capazes de identificar a origem do barulho. No entanto, são propostos alguns tratamentos como o uso de aparelhos auditivos específicos para o tinido com tecnologia que proporcionam conforto e estética em um só aparelho.
Tratamento
O recomendado é procurar ajuda médica nos primeiros sintomas. O zumbido pode ser originado por outras doenças, por isso, o ideal é o acompanhamento médico multidisciplinar com: otorrinolaringologista, dentistas, fonoaudiólogos, entre outros.
Fique sabendo
O dia 11 de novembro foi escolhido como dia Nacional de Conscientização sobre Zumbido, logo depois do dia Nacional de Combate à Surdez, pois o zumbido pode ser um alerta para detectar e tratar quem pode vir a sofrer perda auditiva.