Vinho pode prevenir perda auditiva

Substância do vinho ajuda a prevenir problemas da audição

Resveratrol, uma substância encontrada em uvas vermelhas e no vinho tinto, pode ter o potencial para prevenir a perda auditiva e o declínio cognitivo. É o que indica um do Henry Ford Hospital, em Detroit, nos Estados Unidos.

O estudo mostrou que os ratos saudáveis ​​foram menos propensos a sofrer com os efeitos, a longo prazo, da perda auditiva induzida por ruído quando receberam doses de resveratrol antes da exposição prolongada aos barulhos.

"Nosso último estudo se concentra em resveratrol e seu efeito sobre a resposta inflamatória  do corpo a lesões e algo que se acredita ser a causa de muitos problemas de saúde, incluindo a doença de Alzheimer, câncer, envelhecimento e perda auditiva", diz o autor do estudo, Michael D. Seidman, Diretor da Divisão de Cirurgia Otológica / Neurotologica do Departamento de Otorrinolaringologia, Cabeça e Pescoço do Hospital Henry Ford.

"O resveratrol tem uma química muito poderosa que parece proteger contra processo inflamatório do corpo, que está relacionado com o envelhecimento, a cognição e a perda de audição."

Perda auditiva: problema comum

A perda auditiva afeta quase um em cada cinco americanos. No Brasil estima-se que as deficiências auditivas afetem 10 milhões de brasileiros. Para a maioria, a acuidade auditiva diminui com a idade, mas existem outros tipos de perda auditiva.


Basicamente, existem duas categorias de perda auditiva: condutora, que envolve anomalias na transmissão do som nos ouvidos médio e externo e neurossensorial, envolvendo o ouvido interno. Geralmente a perda condutiva pode ser corrigida. Já a neurossensorial é muito mais difícil de tratar. A perda auditiva condutiva pode acontecer, por exemplo, quando a cera impede os sons de chegarem ao ouvido interno, onde são transformados em impulsos nervosos elétricos transmitidos para o cérebro. Ferimentos no tímpano e infecções do ouvido médio também podem causar perda de audição condutiva. Na perda neurossensorial há falha do nervo auditivo.

No caso da perda auditiva induzida por ruído, as células e nervos do ouvido interno são desgastados por exposição contínua a sons altos, danificando a sua audição permanentemente. É o mesmo que acontece em um processo de envelhecimento.

Impacto da perda auditiva

De uma maneira geral, a perda auditiva não apenas causa impacto na capacidade de uma pessoa para ouvir, mas também pode causar problemas de sono, interferir na comunicação, e provocar doenças cardíacas relacionadas ao aumento da pressão sanguínea, de lipídios e de açúcar no sangue.

A pessoa com perda auditiva tem dificuldade de interagir com outras pessoas e, normalmente, acaba se isolando. Por que ir a uma reunião familiar se ela não entende o que as pessoas ou dizem ou se até mesmo é alvo de brincadeiras ou chacotas? Por isso a perda também está muito relacionada a casos de depressão. Quem tem perda auditiva também tem mais chance de desenvolver demências e Alzheimer – uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Medicina Johns Hopkins, dos Estados Unidos, mostrou, por exemplo, que a cada dez decibéis perdidos de audição, os riscos de demência aumentam 27%.

Benefícios do resveratrol

Seidman e seus colegas publicaram vários trabalhos que exploram a perda auditiva induzida por ruído, bem como a utilização de resveratrol. O último estudo concentra-se no processo inflamatório, uma vez que se relaciona com o envelhecimento, a cognição e a perda de audição.

O resveratrol tem outros benefícios. Na dose certa - duas taças diárias para homens e uma para mulheres -, o vinho tinto também pode ajudar a protege o coração e o cérebro.

Saiba mais sobre a PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído)

Conheça alimentos que influenciam na saúde auditiva

Continue lendo
Perda auditiva

Mais do Blog

Perda auditiva5 meses atrás

Tímpano Perfurado? Quais os sintomas? Como tratar?

Entenda o que acontece quando a membrana do tímpano é perfurada

Perda auditiva, Prevenção da perda auditiva5 meses atrás

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Campanha bsucaconscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde auditiva

Curiosidades, Perda auditiva5 meses atrás

Síndrome de Usher causa surdez e cegueira

Doença genética associa a perda da audição com redução da visão

Aparelhos auditivos, Perda auditiva5 meses atrás

Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?

Conheça os sinais que podem indicar que uma pessoa sofre de perda auditiva

Perda auditiva, Zumbido5 meses atrás

Hipotireoidismo pode causar zumbido

A disfunção na glândula tireoide também pode estar ligada à perda auditiva

Perda auditiva5 meses atrás

Causas da surdez

Surdez pode ocorrer após infecções ou com o uso de medicamentos