Por Direito de Ouvir

22 de February de 2018

Suspeita de perda auditiva? Saiba o que fazer

Segundo a OMS 360 milhões de pessoas sofre de perda auditiva incapacitante

22 de February de 2018


Todas as pessoas estão propensas a perda auditiva, um dos fatores é o envelhecimento das células do ouvido, que vão se degenerando ou pela hereditariedade e também pela exposição à poluição sonora ao longo da vida.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) há uma estimativa de 360 milhões de pessoas no mundo que sofrem de perda auditiva incapacitante. Desse número, um terço, ou um total de 165 milhões é formado por pessoas acima de 65 anos e 35 milhões por crianças e adolescentes.


Em grande parte dos casos existe tratamento, mas o problema é que as pessoas levam em média de 5 a 7 anos para procurar o tratamento adequado. Essa demora pode gerar dificuldade no processo de reabitarão auditiva e em casos extremos um quadro irreversível.

O que é perda auditiva

A perda auditiva é o desgaste das estruturas responsáveis pela audição. Eles fazem um quadro em que o sistema auditivo deixa de agir corretamente, limitando ou tirando a capacidade de perceber, ouvir e entender os sons.

Conheça os 3 tipos de perda auditiva:

  • Perda auditiva condutiva

Essa perda acontece por danos no ouvido externo e médio, provocando um bloqueio na passagem das ondas sonoras. No momento que a onda não pode ser conduzida o som chega com fraca intensidade ao ouvido interno.

Sintomas:  Secreção ou dor, vermelhidão e inchaço, e a sensação de ouvido tapado. Geralmente, a perda auditiva condutiva é causada por infecções, acúmulo de cera e fluido, danos nos ossos do ouvido, perfuração do tímpano e a presença de corpo estranho no canal auditivo.

  • Perda auditiva neurossensorial

Começa no ouvido interno, sendo consequência de lesões nas células sensoriais auditivas - as células ciliadas. Esse tipo de perda é uma falha do nervo auditivo e normalmente atinge nos dois lados.

Sintomas: Diminuição da percepção de alguns sonos, dificuldade para escutar sons agudos, zumbido com frequência e complexidade do entendimento da fala em locais com ruídos.

Esse tipo de perda auditiva pode ser causado por infecção, doenças no sistema auditivo, uso de medicamentos, exposição excessiva a ruídos, problemas congênitos e envelhecimento.

  • Perda auditiva mista

Essa perda aparece por problemas nos três ouvidos – externo, médio e interno. Ela é uma combinação das perdas anteriores e portanto, contempla todos os seus sintomas e causas.

Como tratar

Existem vários tipos de tratamentos disponíveis, mas é preciso ser avaliado por um profissional, no caso, um otorrinolaringologista vai verificar o caso e indicar um tratamento ideal. Entre as possibilidades estão, os tratamentos terapêuticos, medicamentosos, uso de aparelho auditivo em alguns casos cirurgia para correção.

Você sente algum sintoma? Marque uma avaliação auditiva

https://www.direitodeouvir.com.br/agende-sua-consulta


Marcadores
Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las