Por Direito de Ouvir

17 de June de 2021

Surdez na adolescência

Perda auditiva em adolescentes está cada vez mais comum

17 de June de 2021



Sabemos que todos os dias somos expostos a sons que podem comprometer a nossa audição.

Atualmente, com a facilidade do acesso ao mundo da tecnologia, somos apresentados a vários tipos de sons que podem causar danos auditivos, principalmente nas pessoas mais jovens.

 Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, o nosso ouvido consegue escutar uma faixa sonora entre 10 a 140 decibéis (dB) e que o máximo de ruído a que podemos ficar expostos sem prejudicar a nossa audição é de 50 dB.

Para compreendermos melhor o que isso significa, 50 dB de ruído é equivalente ao som de uma sala de aula, onde apenas uma pessoa está falando ou dando explicações. Sendo assim, qualquer som mais alto do que este pode causar perda auditiva, principalmente se ficarmos expostos a ele por longos períodos.

Causas de Perda Auditiva em Adolescentes


  Um dos motivos principais para a surdez precoce em adolescentes é o uso incorreto dos fones de ouvido, pois o hábito de escutar música ou vídeos com o som muito alto e por longos períodos pode levar a sérios comprometimentos auditivos.

Outro agravante é frequentar locais barulhentos, como bares e boates, onde a permanência é prolongada e o ambiente, geralmente, é fechado, abafado e possui o som alto – música e pessoas conversando.

Além disso, infecções e otites são comuns na adolescência e, se não forem adequadamente tratadas, porem ocasionar perda auditiva devido aos danos causados no ouvido.

Um fator que pode levar à perda auditiva precoce e que muitos desconhecem é a obesidade. Adolescentes obesos possuem baixo nível da substância “adiponectina”, um hormônio que atua diretamente no ouvido e ajuda a resguardar a saúde auditiva.

Sintomas Iniciais nos Jovens


 Um dos primeiros sinais da perda auditiva em adolescentes é o zumbido. O zumbido é decorrente de lesões que ocorrem nas células ciliadas do ouvido, podendo ser temporárias ou permanentes.

Outros sintomas associados à perda auditiva em jovens são: dores de cabeça, tonturas, sensação de ouvido cheio, distração, episódios de stress frequentes, agressividade sem motivo aparente.

Identificados os sintomas, é preciso recorrer aos profissionais especializados o mais rápido possível a fim de realizar exames e devidos encaminhamentos, principalmente, se a perda auditiva for confirmada.

Adolescência e Aparelho Auditivo


 Sabemos que a perda auditiva pode ser amenizada através do uso dos aparelhos auditivos.

Apesar de haver uma grande resistência por parte dos jovens, com o avanço da tecnologia, podemos conquistar cada vez mais esse público, principalmente, devido a estética dos novos modelos e à conectividade.

As inúmeras funções dos aparelhos auditivos modernos possibilitam que o usuário seja totalmente independente, sendo possível controlar volume, realizar a adaptação ao ambiente, assim como realizar chamadas telefônicas, ouvir música, assistir TV, monitorar funções de saúde, etc, devido à possibilidade de conexão bluetooth com o telefone celular e outros acessórios.

A fim de proporcionar mais conforto e clareza de som, as soluções auditivas MyDO se ajustam perfeitamente à rotina de quem busca não apenas escutar bem, mas sim ter melhor qualidade de vida.

Nesse sentido, a Direito de Ouvir não se cansa de buscar novidades na área tecnológica para atender os mais vários perfis de clientes.

Busque um Fonoaudiólogo Audiologista da Direito de Ouvir e encante-se com as possibilidades!


Fonoaudióloga Alana Cristina Pereira de Moura

CRFª: 10.230

Marcadores
Perda auditiva
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las