Surdez na infância pode causar atraso escolar

A surdez na infância pode causar problemas na aprendizagem

A surdez na infância é o déficit dos sentidos humanos mais ocorrente e pode vir a causar problemas tanto na aprendizagem quanto no desenvolvimento da fala. Se o problema for descoberto tardiamente, a eficácia de tratamentos médicos pode ter pouco ou nenhum efeito.

São poucas as vezes em que os pais percebem que o filho está perdendo a audição por já terem descartado o problema na triagem realizada logo depois do nascimento da criança, com o conhecido teste da orelhinha.

"A triagem auditiva é capaz de identificar a perda auditiva que ocorre no nascimento", afirma o Otorrinolaringologista Rubens de Brito Neto, do Hospital Sabará. "Porém, algumas crianças desenvolvem perda auditiva que nem sempre é identificada pelos pais, principalmente a causada pela otite de repetição", acrescenta.

O Teste da orelhinha é essencial na detecção de problemas na audição, é um diagnóstico que evita o tratamento tardio dos problemas auditivos, o que gera melhores resultados.

Principais causas de surdez

O Ministério da Saúde estima que, a cada 10 mil recém nascidos, 30 têm deficiência auditiva. No Brasil, o principal motivo são as infecções que acometem as grávidas – sífilis, rubéola, toxoplasmose e citomegalovírus. Má-formações (principalmente na região da cabeça e pescoço), prematuridade, baixo peso do bebê (inferior a 1 kg), genética (associada ou não a síndromes) e uso de drogas durante a gestação também são fatores que aumentam o risco de surdez congênita (ou seja, no nascimento).

Depois do parto, também há outros fatores que podem causar a deficiência auditiva, como otite, sarampo, rubéola, caxumba e meningite bacteriana. O uso de certos antibióticos e medicamentos ototóxicos, principalmente em prematuros que estão na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), também merecem atenção para o surgimento do problema.

Tratamento para surdez

O tratamento vai depender do grau de surdez da criança. Se for de leve a severa, o aparelho auditivo amplificará o som que ela consegue escutar e a qualidade de vida será muito melhor.

Em alguns casos, pode ser necessário um implante coclear, um dispositivo eletrônico que tem o objetivo de substituir as funções das células do ouvido interno de pessoas com surdez profunda que não são beneficiadas pelo uso de aparelhos auditivos. É um equipamento implantado cirurgicamente na orelha que tem a função de estimular o nervo auditivo e recriar as sensações sonoras. Saiba mais!

Surdez e desempenho escolar

A perda auditiva não tratada pode atrapalhar o desenvolvimento da linguagem e o desempenho escolar da criança. Caso ela use aparelhos auditivos e receba acompanhamento desde cedo, estes danos são muito reduzidos. Algumas dicas podem ajudar na adaptação da criança na escola:

    Comece conhecendo os administradores da escola e os professores de seu filho para apontar as necessidades específicas da criança. Converse sobre a possibilidade do uso de um sistema de FM pela classe se for recomendado pelo fonoaudiólogo.
    Pergunte sobre os recursos disponíveis na escola para assistir seu filho, modificar o material de classe e ajudar no planejamento de lições.
    Todos os funcionários, incluindo professores de educação física e música, bibliotecários, cantina e motoristas do transporte escolar devem ser informados sobre as necessidades especiais da criança. Uma atmosfera de encorajamento, aceitação e respeito é paradigma nestas situações.
    Dê um checklist aos professores resumindo as necessidades e estratégias para uma comunicação eficiente.
    Faça com que a criança encontre o professor antes que as aulas comecem. Esta é uma excelente oportunidade para estabelecer um nível de conforto mútuo assim como identificar pontos fortes e desafios acadêmicos.
    Mostre ao professor como criar um ambiente auditivo ideal para criança, incluindo carteira ideal para a criança sentar-se, dicas para redução de ruído e boa iluminação (natural se possível) para facilitar a leitura labial.
    O suporte dos colegas de classe é incalculável: encoraje o professor a abordar o assunto da audição na sala de aula (nota: é importante assegurar-se de que a criança esteja confortável com essa situação).
    Mostre ao professor como funciona o aparelho auditivo e forneça baterias adicionais, para uma necessidade.
    Direcione o professor a este site para mais informações.

Continue lendo
Perda auditiva

Mais do Blog

Perda auditiva5 meses atrás

Tímpano Perfurado? Quais os sintomas? Como tratar?

Entenda o que acontece quando a membrana do tímpano é perfurada

Perda auditiva, Prevenção da perda auditiva5 meses atrás

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Campanha bsucaconscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde auditiva

Curiosidades, Perda auditiva5 meses atrás

Síndrome de Usher causa surdez e cegueira

Doença genética associa a perda da audição com redução da visão

Aparelhos auditivos, Perda auditiva5 meses atrás

Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?

Conheça os sinais que podem indicar que uma pessoa sofre de perda auditiva

Perda auditiva, Zumbido5 meses atrás

Hipotireoidismo pode causar zumbido

A disfunção na glândula tireoide também pode estar ligada à perda auditiva

Perda auditiva5 meses atrás

Causas da surdez

Surdez pode ocorrer após infecções ou com o uso de medicamentos