Por Direito de Ouvir

14 de November de 2019

Saúde na terceira idade

Envelhecer não significa necessariamente que você terá vários problemas de saúde

14 de November de 2019


O Ministério da Saúde adverte: ter saúde na terceira idade é imprescindível para manter a capacidade funcional e garantir o bem-estar mesmo em idade avançada. Pode parecer apenas um alerta típico das propagandas de TV, mas a recomendação é cada vez mais necessária.

Os números mostram que a expectativa de vida das pessoas está cada vez mais longa. Somente no Brasil, existem quase 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, as estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que a população mundial com mais de 60 anos deve totalizar 2 bilhões até 2050, ultrapassando o número de crianças com menos de 5 anos.

Os dados acima não são para alarmar as pessoas. Ter a consciência de que o envelhecimento é algo natural e inevitável é uma forma de ajudar a encarar esse momento com mais sabedoria.

Dicas para ter saúde na terceira idade

Sabemos que não se trata apenas de viver mais, e sim viver com saúde e feliz por mais tempo. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para manter a saúde na terceira idade e envelhecer de forma saudável. Confira!

Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos regulares é uma das maiores chaves para o bem-estar físico e mental em qualquer momento da vida. Na terceira idade não é diferente. Ter uma vida ativa ajudará você a ter energia e disposição suficientes para continuar realizando suas atividades e mantendo sua independência para fazer o que deseja. Além disso, praticar exercícios físicos é extremamente importante para prevenir doenças comuns em idosos, como diabetes, problemas cardíacos, artrite, entre outras.

Para conseguir manter-se ativo, é importante escolher algo que você goste. Pode ser uma caminhada ou passeio de bicicleta, por exemplo. Também é válido incluir atividades aeróbicas, de equilíbrio e fortalecimento muscular.

Exercite o cérebro

Com o envelhecimento, doenças como Alzheimer ou algum declínio cognitivo tornam-se mais comuns. Todavia, um estilo de vida que estimule o cérebro pode diminuir a probabilidade do declínio cognitivo.

Por isso, nunca pare de aprender e desafiar a sua mente! Seja lendo um livro, praticando jogos de raciocínio lógico, resolvendo palavras-cruzadas, aprendendo um novo idioma ou uma nova habilidade. Tudo isso ajuda a manter seu cérebro forte e ativo.

Tenha uma alimentação saudável

Você é o que come. Portanto, para ter mais saúde na terceira idade, é preciso se alimentar bem. Muitas doenças, como problemas cardíacos, obesidade, diabetes e osteoporose podem ser prevenidas ou controladas com uma alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos.

Então, coma alimentos ricos em nutrientes, como frutas, verduras e alimentos integrais. Além disso, é importante evitar comer muitos doces, salgados e alimentos processados.

Durma corretamente

Não dormir por tempo suficiente pode causar depressão, irritabilidade, aumento no risco de queda e problemas de memória. Então, se você quer ter uma qualidade de vida na terceira idade, certifique-se de ter noites de sonos regulares. O ideal é dormir pelo menos oito horas por noite.

Permaneça conectado

Mudanças comuns, como aposentadoria, perda do cônjuge ou problemas de saúde, como perda auditiva em idosos, podem levar ao isolamento social.

Consequentemente, tais situações podem ser prejudiciais à saúde, facilitando a ocorrência de demência ou depressão, por exemplo.

Portanto, é importante se manter conectado com outras pessoas. Reserve um momento da sua rotina para se encontrar com amigos, familiares ou grupos para realizar alguma tarefa prazerosa.

Previna problemas de saúde e acidentes

Muitos acidentes, doenças e condições comuns em idosos, como quedas, doenças crônicas, fragilidade e depressão, são evitáveis. Logo, quem quer envelhecer de forma saudável precisa ter uma prática para prevenir tais problemas.

Para evitar doenças, por exemplo, mantenha sua vacinação em dia e coloque as dicas acima em prática (principalmente praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável).

Já as quedas, podem ser evitadas se você manter a casa segura. Para isso, certifique-se que todos os quartos estejam iluminados, remova móveis que podem ser um obstáculo e use calçados adequados, por exemplo.

Afaste-se de vícios (principalmente do cigarro)

Todos sabem que os vícios podem prejudicar a saúde, principalmente dos idosos. Por isso, se você quer ter saúde na terceira idade, é imprescindível se afastar de vícios, como o cigarro.

Não é novidade que fumar pode causar uma série de problemas de saúde, incluindo câncer de pulmão, bronquite, doenças cardíacas e derrame. A boa notícia é que, ao parar de fumar, a circulação, capacidade pulmonar e níveis de energia poderão ser recuperados, independentemente da sua idade.

Faça exames regularmente

Ainda com o intuito de prevenção, é importante fazer exames regularmente, especialmente de vista e audição. Isso é necessário pois, à medida que envelhecemos, nossos sentidos podem ser afetados.

A perda auditiva é bem comum em pessoas idosas, mas o diagnóstico precoce e o uso de aparelhos auditivos podem ajudá-lo a ter uma vida normal. Se você tem mais de 70 anos, também é importante realizar exames oftalmológicos anualmente. Isso significa que as alterações em sua visão podem ser corrigidas e quaisquer problemas podem ser encontrados antes de se agravarem.

Preparado para envelhecer de forma saudável?

Para realmente ter qualidade de vida e saúde na terceira idade, é importante reconhecer as mudanças que acontecem nessa fase da vida. Tais mudanças podem ser físicas ou emocionais. Emocionalmente, precisamos lidar com a perda de entes querido, carreira e independência. Fisicamente, nossos corpos já não são tão dispostos como antes.

Apesar de todas as mudanças, uma qualidade de vida e bem-estar ainda estão ao alcance de todos. As dicas que listamos acima têm um papel importante para garantir a saúde na terceira idade. Temos certeza que seguir a maioria delas vai fazer com que você tenha uma vida mais saudável para desfrutar o melhor que a terceira idade tem a oferecer.

A nossa pergunta é: você está disposto a segui-las e envelhecer de forma saudável? Conte nos comentários o que você faz ou pretende fazer para ter uma vida melhor!


Marcadores
Curiosidades Audição
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las